VIVÊNCIAS CRIATIVAS
Exercícios práticos facilitam a compreensão de conceitos de
Matemática.
DECOMPOSIÇÃO DE VALORES
IDADE: 8 ANOS
OBJETIVO:Compreender o exercício das quatro operações
matemáticos, em especial a divisão.
Somar,subtrair,multiplicar e dividir não são apenas contas
para os alunos, pois eles precisam aprender o porque de cada operação.”Acriança
não faz a conta por automatização,mas ela deve saber justificá-la porque entende que o
sistema numérico é decimal e posicional.Para que haja esse aprendizado devemos
utilizar o Quadro Posicional ,o QP,que
assemelha aos princípios do
ábaco.
MEU QP
Na aula de Matemática cada dupla pega o QP e os palitos
de picolé,que representam os números.ao observarem o quadro, descobrem
que a ordem das unidades abriga 9
unidades,depois ao completar 10 automaticamente todos os 10 palitos passam a ser representados
a dezena,envolvidos por um elástico e
assim sucessivamente acontece com a centena(10 DEZENAS =1 CENTENA).Sempre
explicando que em toda dezena ou centena ou qualquer número podemos
transformá-lo em unidade.
Exemplo : No número 120 temos 1 centena ,2 dezena ou 120
unidades ou 12 dezenas.
ATIVIDADES CONCRETIZADAS
adorei a idéia! vou fazer um destes quadros de eva!bjos!!!
ResponderExcluirObrigada,é muito bom eles aprendem fazendo.Bjos!!
Excluir