"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de
fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram.
Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da
educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não
aceitar tudo que a elas se propõe."
MÚSICA
AQUARELA
Aquarela do Brasil
Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo E com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo Corro o lápis em torno da mão e me dou uma luva E se faço chover, com dois riscos tenho um guarda-chuva Se um pinguinho de tinta cai num pedacinho azul do papel num instante imagino uma linda gaivota a voar no céu Vai voando, contornando a imensa curva Norte e Sul Vou com ela viajando Havaí, Pequim ou Istambul Pinto um barco a vela branco navegando, é tanto céu e mar num beijo azul Entre as nuvens vem surgindo um lindo avião rosa e grená Tudo em volta colorindo, com suas luzes a piscar Basta imaginar e ele está partindo, sereno e lindo e se a gente quiser ele vai pousar....
Numa folha qualquer eu desenho um navio de partida com alguns bons amigos bebendo de bem com a vida De uma América a outra consigo passar num segundo Giro um simples compasso e num círculo eu faço o mundo.
Um menino caminha e caminhando chega no muro e ali logo em frente a esperar pela gente o futuro está E o futuro é uma astronave que tentamos pilotar Não tem tempo nem piedade nem tem hora de chegar Sem pedir licença muda nossa vida, depois convida a rir ou chorar Nessa estrada não nos cabe conhecer ou ver o que virá O fim dela ninguém sabe bem ao certo onde vai dar Vamos todos numa linda passarela de uma aquarela que um dia enfim Descolorirá Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo (que descolorirá) e com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo (que descolorirá) Giro um simples compasso e num círculo eu faço o mundo (e descolorirá)
Toquinho (Cantor e Compositor Brasileiro)
AQUARELA BRASILEIRA
PÚBLICO ALVO: 3° ano
TEMPO PREVISTO:
1 SEMANA
JUSTIFICATIVA:
Os alunos provenientes das camadas de menor poder aquisitivo
dificilmente têm acesso, depois de alfabetizados, a uma grande variedade de
livros ou textos literários, seja por desconhecimento da multiplicidade de
gêneros, seja por impossibilidade financeira de adquirir as obras. Portanto, a
escola é um ambiente privilegiado, muitas vezes o único para que o aluno entre
em contato com a dimensidade de textos escritos na nossa cultura; grandes são
as dificuldades encontradas pelos alunos que frequentam a Sala de Recurso estão
desmotivados, desanimados, então partindo desta necessidade de criar novas
experiências e aproveitando o Projeto “Aquarela” realizado no 1° semestre deste
ano resolvi dar continuidade, porém utilizando a música “Aquarela do Brasil”.
OBJETIVOS:
* Desenvolver o gosto pela linguagem poética e pelo belo;
* Desenvolver a confiança necessária ao trabalho de criação e autoria de desenhos diversos;
* Desenvolver a habilidade de trabalhar em parcerias (trabalhos de grupo);
* Incentivar e desenvolver hábitos de leitura por prazer;
* Produzir diversos tipos de textos (poesia contos, fábulas, histórias e músicas);
* Propiciar aos alunos contato com obras literárias e muita música brasileira;
* Criar e reproduzir uma variedade de textos lidos ou músicas ouvidas;
* Fazer exposições dos trabalhos produzidos;
* Montar livro ou cartazes individuais e coletivos;
* Fazer poesias utilizando vários recursos;
OBJETIVOS:
* Desenvolver o gosto pela linguagem poética e pelo belo;
* Desenvolver a confiança necessária ao trabalho de criação e autoria de desenhos diversos;
* Desenvolver a habilidade de trabalhar em parcerias (trabalhos de grupo);
* Incentivar e desenvolver hábitos de leitura por prazer;
* Produzir diversos tipos de textos (poesia contos, fábulas, histórias e músicas);
* Propiciar aos alunos contato com obras literárias e muita música brasileira;
* Criar e reproduzir uma variedade de textos lidos ou músicas ouvidas;
* Fazer exposições dos trabalhos produzidos;
* Montar livro ou cartazes individuais e coletivos;
* Fazer poesias utilizando vários recursos;
METODOLOGIA:
Iniciaremos o nosso projeto com os textos para trabalhar em sala. Seguindo o roteiro planejado, faremos o levantamos das dúvidas e certezas.
Partindo dos questionamentos e anseios dos alunos, a professora orientadora do projeto , Reestruturaram as ações já planejadas a serem desenvolvidas durante a realização do projeto, fizendo a adequação dos conteúdos a serem trabalhados de acordo com o currículo do 3° ano.
Consultou-se o livro didático - verificando como ele também poderia ser utilizado e propuseram novas ações a serem realizadas.
As seguintes ações foram planejadas para serem desenvolvidas durante todo o projeto, podendo ser modificadas sempre que houver necessidades.
1º - Leitura individual e em grupo de poemas e músicas: Retirados de livros de Língua Portuguesa.
2º - Confecção de um livro explorando o contexto da música “Aquarela do Brasil”.
3º - Leitura, Interpretação e canto da música “Aquarela Brasileira” de Silas de Oliveira. Para sensibilizar a imaginação dos alunos, mostrando-os a simplicidade de se fazer Arte.
MATERIAL DIDÁTICO:
-Livros didáticos e para didáticos;
-CDs ;
-DVDs;
-Televisão / filmes;
-Papéis diversos;
-Tinta e pincéis;
-Lápis colorido e giz de cera;
-Cola;
-Tesoura;
-Figuras;
-Cartolina;
-Sulfite.
CULMINÂNCIA:
Apresentação de livro e de cartazes dos alunos para a escola, com os desenhos de interpretação da música “AQUARELA DO BRASIL”.
AVALIAÇÃO:
Durante todo o processo o aluno será avaliado pela sua participação e criatividade.
A avaliação escolhida prioriza a observação diária e contínua, e o acompanhamento dos ritmos e processos de aprendizagem dos alunos, dando oportunidades de desenvolver atividades que objetivam resolver suas dúvidas e progredir em seu aprendizado
Iniciaremos o nosso projeto com os textos para trabalhar em sala. Seguindo o roteiro planejado, faremos o levantamos das dúvidas e certezas.
Partindo dos questionamentos e anseios dos alunos, a professora orientadora do projeto , Reestruturaram as ações já planejadas a serem desenvolvidas durante a realização do projeto, fizendo a adequação dos conteúdos a serem trabalhados de acordo com o currículo do 3° ano.
Consultou-se o livro didático - verificando como ele também poderia ser utilizado e propuseram novas ações a serem realizadas.
As seguintes ações foram planejadas para serem desenvolvidas durante todo o projeto, podendo ser modificadas sempre que houver necessidades.
1º - Leitura individual e em grupo de poemas e músicas: Retirados de livros de Língua Portuguesa.
2º - Confecção de um livro explorando o contexto da música “Aquarela do Brasil”.
3º - Leitura, Interpretação e canto da música “Aquarela Brasileira” de Silas de Oliveira. Para sensibilizar a imaginação dos alunos, mostrando-os a simplicidade de se fazer Arte.
MATERIAL DIDÁTICO:
-Livros didáticos e para didáticos;
-CDs ;
-DVDs;
-Televisão / filmes;
-Papéis diversos;
-Tinta e pincéis;
-Lápis colorido e giz de cera;
-Cola;
-Tesoura;
-Figuras;
-Cartolina;
-Sulfite.
CULMINÂNCIA:
Apresentação de livro e de cartazes dos alunos para a escola, com os desenhos de interpretação da música “AQUARELA DO BRASIL”.
AVALIAÇÃO:
Durante todo o processo o aluno será avaliado pela sua participação e criatividade.
A avaliação escolhida prioriza a observação diária e contínua, e o acompanhamento dos ritmos e processos de aprendizagem dos alunos, dando oportunidades de desenvolver atividades que objetivam resolver suas dúvidas e progredir em seu aprendizado
EXERCÍCIOS
1. Qual é o título da música?
_________________________________________________
2. Quem a escreveu?
_________________________________________________
3. Vamos retirar as rimas do
texto?
Amarelo___________________________
Luva _____________________________
Papel______________________________
Sul_______________________________
Lindo______________________________
Segundo____________________________
Frente______________________________
Pilotar______________________________
Chegar_____________________________
4. Agora escreva o seu nome e invente uma rima para ele:
____________________-____________________________
5. A palavra “compasso” é
uma palavra de dois SS e quando precisamos separar palavras assim, realizamos a
atividade da seguinte forma:
com- pas- so
Separe outras palavras que possuem SS e RR que usam a mesma regra:
Passar___________________________________________
Compasso________________________________________
Passarela_________________________________________
Corrida___________________________________________
Marreco__________________________________________
6.
A palavra “retas” está no plural. Está se referindo à mais de
um elemento. Quando se refere à apenas um elemento a palavra está no singular.
Classifique as palavras abaixo em (S) para singular e (P) para plural:
(
)
folha
( ) castelo
(
)
tinta
( ) nuvens
(
)
amigos
( ) compasso
7. A palavra contornando
possui vogais seguidas de N. Usamos N antes de todas as consoantes com exceção
de P e B. Complete as palavras com M ou N:
ci.....co
co......
u......
pi......guinho
i......sta....te
li......da
ime.....sa
viaja.....do
ge.....te
co....torna....do
co.....passo
te......po
8. Usamos os
artigos o para substantivos masculinos e o artigo a para
substantivos femininos. Coloque os artigos adequados nos substantivos abaixo:
____folha
_____sol
_____retas
___castelo
_____estrada _____gente
___papel
_____tinta
_____compasso
___vida
_____amigo
_____navio
___astronave
_____barco _____luz
LIVRO EM TAMANHO GRANDE
VÍDEO -AQUARELA
LIVRO TAMANHO PEQUENO
Adicionar legenda |
Nenhum comentário:
Postar um comentário