AQUARELA


"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe."
MÚSICA AQUARELA 


Aquarela do Brasil
Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo E com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo Corro o lápis em torno da mão e me dou uma luva E se faço chover, com dois riscos tenho um guarda-chuva Se um pinguinho de tinta cai num pedacinho azul do papel num instante imagino uma linda gaivota a voar no céu Vai voando, contornando a imensa curva Norte e Sul Vou com ela viajando Havaí, Pequim ou Istambul Pinto um barco a vela branco navegando, é tanto céu e mar num beijo azul Entre as nuvens vem surgindo um lindo avião rosa e grená Tudo em volta colorindo, com suas luzes a piscar Basta imaginar e ele está partindo, sereno e lindo e se a gente quiser ele vai pousar....
Numa folha qualquer eu desenho um navio de partida com alguns bons amigos bebendo de bem com a vida De uma América a outra consigo passar num segundo Giro um simples compasso e num círculo eu faço o mundo.
Um menino caminha e caminhando chega no muro e ali logo em frente a esperar pela gente o futuro está E o futuro é uma astronave que tentamos pilotar Não tem tempo nem piedade nem tem hora de chegar Sem pedir licença muda nossa vida, depois convida a rir ou chorar Nessa estrada não nos cabe conhecer ou ver o que virá O fim dela ninguém sabe bem ao certo onde vai dar Vamos todos numa linda passarela de uma aquarela que um dia enfim Descolorirá Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo (que descolorirá) e com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo (que descolorirá) Giro um simples compasso e num círculo eu faço o mundo (e descolorirá)
Toquinho (Cantor e Compositor Brasileiro)


 AQUARELA BRASILEIRA

PÚBLICO ALVO: 3° ano

TEMPO PREVISTO:
1 SEMANA

JUSTIFICATIVA:


Os alunos provenientes das camadas de menor poder aquisitivo dificilmente têm acesso, depois de alfabetizados, a uma grande variedade de livros ou textos literários, seja por desconhecimento da multiplicidade de gêneros, seja por impossibilidade financeira de adquirir as obras. Portanto, a escola é um ambiente privilegiado, muitas vezes o único para que o aluno entre em contato com a dimensidade de textos escritos na nossa cultura; grandes são as dificuldades encontradas pelos alunos que frequentam a Sala de Recurso estão desmotivados, desanimados, então partindo desta necessidade de criar novas experiências e aproveitando o Projeto “Aquarela” realizado no 1° semestre deste ano resolvi dar continuidade, porém utilizando a música “Aquarela do Brasil”.

OBJETIVOS:

* Desenvolver o gosto pela linguagem poética e pelo belo;
* Desenvolver a confiança necessária ao trabalho de criação e autoria de desenhos diversos;
* Desenvolver a habilidade de trabalhar em parcerias (trabalhos de grupo);
* Incentivar e desenvolver hábitos de leitura por prazer;
* Produzir diversos tipos de textos (poesia contos, fábulas, histórias e músicas);
* Propiciar aos alunos contato com obras literárias e muita música brasileira;
* Criar e reproduzir uma variedade de textos lidos ou músicas ouvidas;
* Fazer exposições dos trabalhos produzidos;
* Montar livro ou cartazes individuais e coletivos;
* Fazer poesias utilizando vários recursos;

METODOLOGIA:

Iniciaremos o nosso projeto com os textos para trabalhar em sala. Seguindo o roteiro planejado, faremos o levantamos das dúvidas e certezas.
Partindo dos questionamentos e anseios dos alunos, a professora orientadora do projeto , Reestruturaram as ações já planejadas a serem desenvolvidas durante a realização do projeto, fizendo a adequação dos conteúdos a serem trabalhados de acordo com o currículo do 3° ano.
Consultou-se o livro didático - verificando como ele também poderia ser utilizado e propuseram novas ações a serem realizadas.
As seguintes ações foram planejadas para serem desenvolvidas durante todo o projeto, podendo ser modificadas sempre que houver necessidades.
1º - Leitura individual e em grupo de poemas e músicas: Retirados de livros de Língua Portuguesa.
2º - Confecção de um livro explorando o contexto da música “Aquarela do Brasil”.
3º - Leitura, Interpretação e canto da música “Aquarela Brasileira” de Silas de Oliveira. Para sensibilizar a imaginação dos alunos, mostrando-os a simplicidade de se fazer Arte.

MATERIAL DIDÁTICO:

-Livros didáticos e para didáticos;
-CDs ;
-DVDs;
-Televisão / filmes;
-Papéis diversos;
-Tinta e pincéis;
-Lápis colorido e giz de cera;
-Cola;
-Tesoura;
-Figuras;
-Cartolina;
-Sulfite.

CULMINÂNCIA:
Apresentação de livro e  de cartazes dos alunos para a escola, com os desenhos de interpretação da música “AQUARELA DO BRASIL”.

AVALIAÇÃO:
Durante todo o processo o aluno será avaliado pela sua participação e criatividade.
A avaliação escolhida prioriza a observação diária e contínua, e o acompanhamento dos ritmos e processos de aprendizagem dos alunos, dando oportunidades de desenvolver atividades que objetivam resolver suas dúvidas e progredir em seu aprendizado
 EXERCÍCIOS
1. Qual é o título da música?

_________________________________________________

2. Quem a escreveu?

_________________________________________________


3. Vamos retirar as rimas do texto?

Amarelo___________________________

Luva _____________________________

Papel______________________________

Sul_______________________________

Lindo______________________________

Segundo____________________________

Frente______________________________

Pilotar______________________________

Chegar_____________________________

 4. Agora escreva o seu nome e invente uma rima para ele:

____________________-____________________________

5. A palavra “compasso” é uma palavra de dois SS e quando precisamos separar palavras assim, realizamos a atividade da seguinte forma:

com- pas- so

Separe outras palavras que possuem SS e RR que usam a mesma regra:
Passar___________________________________________

Compasso________________________________________
Passarela_________________________________________

Corrida___________________________________________
Marreco__________________________________________

6. A palavra “retas” está no plural. Está se referindo à mais de um elemento. Quando se refere à apenas um elemento a palavra está no singular. Classifique as palavras abaixo em (S) para singular e (P) para plural:
(        ) folha                   (        ) castelo

(        ) tinta                   (        ) nuvens

(        ) amigos               (        ) compasso

7. A palavra contornando  possui vogais seguidas de N. Usamos N antes de todas as consoantes com exceção de P e B.  Complete as palavras com M ou N:

ci.....co                           co......                           u......

pi......guinho          i......sta....te                   li......da

ime.....sa                        viaja.....do                      ge.....te

co....torna....do              co.....passo                    te......po

8. Usamos os artigos  para substantivos masculinos e o artigo  para substantivos femininos. Coloque os artigos adequados nos substantivos abaixo:

____folha                      _____sol              _____retas

___castelo                     _____estrada       _____gente

___papel                        _____tinta            _____compasso

___vida                          _____amigo                  _____navio

___astronave                 _____barco          _____luz

LIVRO EM TAMANHO GRANDE















 VÍDEO -AQUARELA



 LIVRO TAMANHO PEQUENO




Adicionar legenda







Nenhum comentário:

Postar um comentário