ATIVIDADE 4.3 , 3.2 , 3.3 e 4.4


Atividade 4.3 - Mídia-Educação no Contexto Escolar Reflexão sobre o texto de Silvio P. Costa "Mídia-Educação no contexto escolar: Mapeamento crítico dos trabalhos realizados nas escolas de Florianópolis".


"O uso da tecnologia na sala de aula é um desafio,já que ela traz novos elementos,altera dinâmicas sociais e cria uma relação de maior diálogo entre professor e aluno.A inovação surge onde existe uma vontade de experimentar,pois estamos em um momento de pioneirismo,em que a utilização dos recursos tecnológicos na prática da Educação não está consolidada."
                                                   Françoise Trapenard.

Nos dias atuais a inclusão das mídias se faz necessário para a inovação da prática pedagógica, possibilitando a realização de aulas mais dinâmicas e eficientes. Pois as mesmas já fazem parte do cotidiano dos alunos, eles chegam à sala de aula com as informações e conhecimentos que adquiriram na Internet e o professor precisa estar em sintonia com o seu tempo para mediar à construção desses saberes apresentados por eles. Portanto estar atento e atualizado com essas mídias é estar um passo à frente na educação. O texto de Sílvio P. Costa “Mídia-Educação no contexto escolar: Mapeamento crítico dos trabalhos realizados nas escolas de Florianópolis” mostra a realidade das escolas de Florianópolis que é muita parecida com a realidade das escolas daqui da nossa cidade. Assim como lá, as escolas daqui (a maioria) também possuem acesso a computadores, máquina fotográfica digital, internet, jornais, revistas, gibis, est. Porém, o que aqui também falta ou impede o bom e correto uso dessas ferramentas é a falta de formação suficiente e adequada dos profissionais que trabalham nesses setores. Quanto à formação dos educadores para utilizar as novas tecnologias, creio que estamos no caminho certo: pois estamos no Proinfo buscando mais informações e conhecimento de como trabalhar com as TICs com os nossos alunos!Esperamos que o curso tenha continuidade,para garantir que  o uso da tecnologia se desdobre em inovação e qualidade.


DIREITOS E DEVERES DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Atividade 3.2

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que o/a professor/a retome com os/as alunos/as os combinados da turma com relação aos direitos e deveres da criança no interior da escola e dialogue sobre o que já sabem sobre o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).
Estratégias e recursos da aula

Para esta aula sugerimos que você professor/a, procure trabalhar com as crianças o significado das palavras: direitos e deveres. Para isso, converse com a turma e possibilite a fala de cada criança sobre o tema. Apresentando seus cartazes e discutindo sobre o assunto e depois  possa consultar  nos  cartazes  confeccionados.
Após este momento, explique para a turma que todas as pessoas têm direitos, mas também têm deveres e ressalte a importância de conhecê-los e compreendê-los. Questione a turma com a seguinte pergunta: por que precisamos ter direitos e deveres?. Nesta discussão você estará contribuindo para que compreendam que os direitos e deveres existem para possibilitar melhor convivência.





















 Fazer uma reflexão sobre os direitos e deveres das crianças na sala de aula. É importante destacar, que um ambiente autônomo é construído a partir da voz de todos/as aqueles/as que vivenciam este espaço. Por isso, descubra o que as crianças pensam sobre seus direitos e deveres na sala de aula. 



Trabalhar com o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente. Para isso, utilize a história da
 Turma da Mônica, criada por Maurício de Souza, para instigar a curiosidade das crianças.
 Por meio dos quadrinhos e de seus personagens alegres e simpáticos, a mensagem dos direitos e
deveres das crianças e dos adolescentes é trabalhada de maneira lúdica e prazerosa. 



Leve a turma para o Laboratório de Informática da escola e acesse
 o sítio abaixo para ter acesso à história completa.



Professor/a faça a leitura com a turma e possibilite um/ tempo para que os/as alunos/as façam a leitura das imagens dos quadrinhos. A turma poderá estar organizada em dupla. Após a leitura da história e das descobertas feitas, converse com as crianças sobre algumas partes da história:






































Avaliação

A avaliação é fundamental durante todo o processo de aprendizagem. Nesta aula, você deverá avaliar se os objetivos com relação à reflexão e compreensão dos direitos e deveres das crianças e adolescentes foram alcançados pela turma. A sua observação e registro ao longo das atividades são importantes para analisar as dúvidas e até mesmo as facilidades encontradas pelos/as alunos/as durante as mesmas. Ao ouvir a criança acerca da atividade proposta, você professor/a possibilitará que a avaliação contemple seus/suas alunos/as. A partir daí reorganize suas ações.






















ATIVIDADE 3.3
TEMA: BRINCANDO EU APRENDO.
DEFINIÇÃO DO TEMA
No Curso Proinfo  foi sugerido que realizássemos  um projeto de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo,com isto ampliando o conjunto de aprendizagens construída se aplicando as TICs na  educação como possibilidade de inovar a prática educativa ,ampliando os horizontes dos educandos.

A intenção é buscar formas de proporcionar aos alunos aulas agradáveis e participativas, com características lúdicas, tendo como foco principal o reforço nas disciplinas abaixo relacionadas , possibilitando a construção de hipóteses e a compreensão dos conteúdos propostos .
Nas atividades  que serão utilizados jogos pedagógicos,  e elaborados a partir da necessidade de facilitar a compreensão de alguns conteúdos das  disciplinas.


PLANEJAMENTO GERAL DO PROJETO
Desenvolver uma proposta pedagógica, através das atividades lúdicas como promotores de aprendizagem e desenvolvimento.

  • Proporcionar o prazer da aprendizagem através do lúdico  e dos TICs.
  •  Conhecer um ambiente diversificado que vem a produzir aprendizagens significativas para as crianças;
  • Estimular a criatividade e a expressão das crianças·
  •  Estimular o gosto pela leitura através das atividades lúdicas;
  • Desenvolver o raciocínio lógico-matemático das crianças com criatividade.
  • Oferecer oportunidade às crianças para interação com os adultos, favorecendo a sua expressão e o seu desenvolvimento;
  • Oportunizar vivências de novas práticas avaliativas no cotidiano da sala de aula;
  • Reconhecer o jogo como ferramenta didática imprescindível no processo ensino-aprendizagem;
  • Refletir criticamente sobre os encaminhamentos da prática pedagógica que tenham como referência ao lúdico; Reconhecer os jogos como elementos didático  na prática docente;
  • Planejar atividades lúdicas voltadas para o domínio do sistema alfabético, visando a leitura mais prazerosa.


REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DE PESQUISA


Tempo previsto:  Uma semana
Turma:3ºano



JOGO DA FORCA

Formando palavras

Disciplina: Português-Informática
Conteúdo: Palavras
Tema: Formando palavras
Objetivo:
Construir e aprender mais palavras por meio da brincadeira
Material:
Árvore feito de EVA ,papel e lápis.
Conhecimento Prévio:
Conhecer as letras do alfabeto e as sílabas
Atividade Motivacional:
Professor leve seus alunos ao laboratório de informática e solicite que acessem o endereço abaixo e jogue um pouco de forca descobrindo as palavras escondidas. Os alunos podem jogar em duplas ou sozinhos.
http://www.velhosamigos.com.br/Jogos/Forca.htm
http://www.sol.eti.br/forca/jogo_da_forca1.html 
http://www.smartkids.com.br
Encaminhamento Metodológico:
Brinque com seus alunos de jogo da forca.
Escolha que regra ortográfica você gostaria de trabalhar com seus alunos (X ou CH).
Apresente no quadro de giz a quantidade de letras da palavra secreta.
_ _ _ _ _ _

enxada
Oriente-os a começarem pelas vogais, uma vez que elas são imprescindíveis na formação das palavras.
Cada letra que for proposta e não fizer parte da palavra, a forca ganha uma parte do desenho de um corpo.
Avaliação:
Professor quando você estiver fazendo no quadro o jogo da força poderá avaliar a escrita da palavra com seus alunos. De acordo como eles estiverem dizendo as letras pode-se perceber como escrevem a palavra como, por exemplo: ferradura. Veja se escrevem com um “r” só ou com dois e assim sucessivamente. Após o primeiro contato os alunos farão em grupos com a forca móvel .

Levar os alunos ao laboratório de informática para continuar a aula do jogo da forca.


Objetivo
 Desenvolver o raciocínio das quatro operações.
 Mostrar a importância dos cálculos para qualquer tipo de conhecimento, apresentando-as como geradoras de ideias e de atividades divertidas.

Jogo da forca  na Matemática.

1-O jogador A escolhe um número natural entre 1 e 100,escreve-o na sua folha e esconde-o do seu adversário;
2- O jogador B escreve na sua folha a lista de número naturais de 1 a 9,risca dois a  sua escolha e efetua com eles um cálculo com uma das quatro operações elementares.Comunica o resultado ao jogador  A;
3-Se acertar com o número escondido,o jogador A diz-lhe se é maior ou menor e coloca uma das partes do boneco na forca;
4-O jogador B faz nova tentativa ,operando com o resultado anterior  a um dos números da lista de 1 a 9 ainda não riscado( quando todos estiverem riscados faz se uma nova lista) .Mostra o novo resultado .
5- Repetem-se os acontecimentos efetuados nos passos 3 e 4.
Se o boneco na forca viera ficar completo o jogo termina sem que o número seja descoberto e o jogador A ganha o jogo.



ADIVINHE QUAL É O RESULTADO DO NÚMERO MULTIPLICADO NA TABUADA DO________




                                     1-2-3-4-5-6-7-8-9






















MATEMÁTICA E INFORMÁTICA
http://alea-estp.ine.pt/html/trivial/html/memoria/html/memoria1.html




CIÊNCIAS E INFORMÁTICA
As Plantas: Reconhecer diferentes tipos de plantas.

- Identificar as partes de uma planta;
- Observar e descrever, semelhanças e diferenças das folhas e cascas das diferentes plantas;
- Conhecer nomes científicos, populares, origens e curiosidades das plantas.

Iniciaremos a aula utilizando como recurso vídeo, passaremos um filme enfatizando as partes de uma planta.Posteriormente faremos um passeio com os alunos nas imediações da escola. Durante o percurso observaremos os diferentes tipos de planta.As crianças utilizarão uma sacola plástica, observarão e recolherão tipos de folhas e cascas das diferentes plantas. Posteriormente voltaremos para a sala de aula e separaremos juntos com os alunos as plantas que mais apareceram na coleta. Logo a seguir farão uma listagem das plantas que irão pesquisar utilizando a ferramenta computador.
A seguir formaremos as duplas que irão para a sala de informática, e cada dupla pesquisará no google através do nome da planta, o nome cientifico, nomes populares, origens e curiosidades das referidas plantas.
Após a pesquisa realizada as crianças construirão cartazes com as informações, e apresentarão uns aos outros as descobertas realizadas.
Após o termino das atividades os alunos farão a elaboração de um texto como síntese do conteúdo estudado.

Recursos:
Computador, vídeo, filme, sacola plástica, televisão, folhas e cascas.




HISTÓRIA /GEOGRAFIA E INFORMÁTICA.

 Com o auxílio de diversos componentes presentes nos computadores do laboratório de informática, os alunos deverão identificar os diferentes tipos de paisagens naturais, bem como estas podem ser transformadas pela ação do homem.Reconhecer como era a cidade de Castro ,no início de sua povoação.


-Introduzir o conteúdo a partir de conversa informal á respeito da paisagem natural do lugar onde moramos e das modificações causadas pelos seres humanos.

- Pedir que os alunos façam uma pesquisa na Internet (iceweasel), de paisagens naturais e paisagem modificadas pela ação do homem, fazendo assim uma análise minuciosa dessas grandes transformações.

-Os alunos deverão fazer uma consulta ao blog, onde estarão alguns pontos que serão pesquisados e descritos por eles:

*A região onde você mora é montanhosa ou plana ?
*As ruas são de terra, de paralelepípedo ou asfalto ?
*Ao redor de sua casa existem árvores ? Quantas ?
*Essa vegetação é natural ou plantada pelo homem ?
*Ao redor existem ou não animais ? (descreva os que você vê)
*Perto existem lagos ou rios ?
*No seu bairro o ar é poluído ?

-Depois de colhidas as informações de todos os alunos, vamos produzir um texto coletivo, este deverá ser registrado com a utilização do editor de texto.

-Utilizando o aplicativo Ferramentas de Produtividade, os alunos deverão fazer a ilustração do texto, desenhando as paisagens naturais e como estas foram transformadas.

_Levar os alunos a refletirem sobre a rápida transformação que ocorrem nas paisagens naturais, que vem acarretando problemas para a vida na terra,sendo um dos problemas mais graves a poluição do ambiente. Os alunos deverão deixar um comentário no Blog, á respeito de como melhorar o ar que respiramos, como impedir que “matem” os rios, ou seja, como melhorar a qualidade de vida para os seres humanos.

SISTEMATIZAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE RESULTADOS.


Os aluno serão avaliados, por meio da manifestação voluntária do interesse nas atividades desenvolvidas, durante o decorrer das atividades.



“Os brinquedos e brincadeiras servem para distrair as crianças e para as fazer progredir na compreensão das coisas”.
Amos Comenius (1592-1670)






ATIVIDADE  4.4 PROINFO
 O QUE FOI O PROINFO?

“As tecnologias são uma inesgotável fonte de aprendizagem e de experimentação, desde que estejamos abertos ao lúdico,à cultura da tentativa e de erro,da troca e do fazer juntos”
                                                                                               Márcia Padilha.   

 
O mundo  ,as pessoas, enfim tudo  o que nos rodeia sempre está em transformação , temos sempre que nos adequar.
Hoje  os recursos tecnológicos estão presentes no nosso dia-a-dia  e com a continuação do Proinfo, pudemos entender conceitos de tecnologia,sitemas e operações,selecionar e utilizar aplicativos de uma maneira eficaz e produtiva ,sendo mais um   incentivo  na nossa prática pedagógica.
Temos um desafio grandioso pela frente ,que é acompanhar toda esta evolução sem ficar desatualizado,o caminho  é longo ,mas quanto mais rápido pudermos caminhar,mais perto do ideal chegaremos.
Gosto de desafio e sou receptiva a mudanças,com isto posso  renovar as minhas  aulas deixando-as  mais interessantes,dinâmicas e proveitosas ,despertando o prazer dos meus alunos em  construir o conhecimento. 


 



 Há necessidade de sermos homens e mulheres de nosso tempo e empregarmos todos os recursos disponíveis para dar o grande salto que nossa educação está a exigir.     
                                          Paulo Freire                 

                                                               

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