Sequência com tampinhas.

PARADA PEDAGÓGICA.
Conteúdo
Estimativa
Probabilidade
Agrupamento
Competências e habilidades:
Competência: Relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente.
Habilidade: Avaliar a razoabilidade de um resultado numérico na construção de argumentos sobre afirmações quantitativas.
Sequência Didática:
1ª Parte: Problematizando

Dividir a turma em cinco  grupos. Questionar o que há dentro do baú e anotar na lousa utilizando os conhecimentos  das crianças. Fazer  uma atividade de estimativa para trabalhar ampliação de campo numérico.
Quantas tampinhas tem?
2ª Parte: Construindo o conceito e exercitando
Fazer círculos no chão com o nome das cores (sempre questionando como  escreve).
As crianças deverão separar  as tampinhas em grupos conforme as cores .

Questionar sempre.
Nesse momento, você deve oferecer aos estudantes atividades práticas que permitam a eles agregar significado à importância da estimativa, ordenação e agrupamentos.
Sequência

4ª Parte: Avaliando
Após realizar as atividades no concreto fomos para o registro no caderno.

Essa avaliação pode ser coletiva demonstrando qual tem sido o registro que permite uma clareza dos acontecimentos em sala.

Proposta de Integração:
Além de poder explorar assuntos de Matemática, pode abordar assuntos de Língua Portuguesa (registros com a preocupação de quem vai ler) além de Arte(cores) ,Ciências (reciclagem) .




Nenhum comentário:

Postar um comentário