DIVISÃO


OPERAÇÕES(divisão)

Deve-se começar com contas  menores para chegar  no exemplo máximo ,que é a divisão por um número com centenas.A partir desse método, o aprendizado passa por 3 etapas.Primeiro a criança realiza a conta  no material concreto ,  o  QP; em seguida,transfere o  registro concreto dos palitinhos para a representação  semi concreta,com desenhos de pequenos traços  na vertical  numa folha;e por último,constrói  o algoritmo da  continha.É durante   esse percurso que o aluno percebe que  entender como se opera cada conta é fundamental para efetuar as operações com facilidade.
EXEMPLO PRÁTICO
Como a divisão é o ponto alto do aprendizado desse método , vamos dividir 30 por 2 para exemplificar?
1º- Temos que decompor o número.Então,vamos colocar 3 rolinhos de 10 na dezena e 0 na unidade.

2º- Para dividir por 2, todos os palitinhos tem que ser separados em dois grupos iguais.

3º-Vamos   começar pela casa das dezenas .Podemos dividir  3 dezenas em 2 grupos  iguais de dezenas ,sobrando 1  dezena.Então das 3 dezenas,que nós dividimos ,apenas 2 foram usadas,por isso,no QP ,teremos um conjunto em cada prega das dezenas.

4º-Na continha convencional, registramos o numeral 1 no quociente e multiplicamos o numeral pelo 2  do divisor(1 X2= 2).

5º- Colocamos o resultado 2 abaixo da dezena do dividendo que é o  3 .

6º- Ao subtrairmos ,temos  3 -2 =1, que é uma dezena que sobra.

7º -Como não conseguimos dividir essa dezena  por 2, já que é menor que 2,percebemos que essa etapa da divisão está correta .

8º- Como ainda temos o número 1 na casa da dezena e o 0 na casa da unidade, a divisão não acabou.E o novo  dividendo  é o número 10 ( 1 dezena= 0 unidades =10)

9º -Vamos dividir agora 10 por 2.

10º- Podemos dividir essas 10 unidades em 2 grupos iguais  de 5 unidades em cada grupo. No QP  teremos 5  palitinhos  em cada um .No QP, teremos 5 palitinhos em cada prega das unidades ,sem sobrar nenhum.

11º- Na continha , registramos o numeral 5 no quociente e multiplicamos  por 2( 2X5=10).

12º- Colocamos o resultado 10 abaixo do resto do novo dividendo que também é 10, observando a equivalência: unidade debaixo de unidade e dezena abaixo de dezena.

13º- Ao subtrairmos observamos que o resto é 0, que é menor que o divisor 2.Então, a divisão está correta.

14º- Como há mais numeral n dividendo nem palitinhos sobrando  no QP, a divisão acabou.Sabemos que 30 dividido em 2 grupos  é igual a 15 ( 1 dezena + 5 unidades em cada grupo).










DIVISÃO COM TAMPINHAS











 ADORARAM!

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