OPERAÇÕES(divisão)
Deve-se começar com contas
menores para chegar no exemplo
máximo ,que é a divisão por um número com centenas.A partir desse método, o
aprendizado passa por 3 etapas.Primeiro a criança realiza a conta no material concreto , o QP;
em seguida,transfere o registro concreto
dos palitinhos para a representação
semi concreta,com desenhos de pequenos traços na vertical
numa folha;e por último,constrói
o algoritmo da continha.É
durante esse percurso que o aluno percebe
que entender como se opera cada conta é
fundamental para efetuar as operações com facilidade.
EXEMPLO PRÁTICO
Como a divisão é o ponto alto do aprendizado desse método ,
vamos dividir 30 por 2 para exemplificar?
1º- Temos que decompor o número.Então,vamos colocar 3
rolinhos de 10 na dezena e 0 na unidade.
2º- Para dividir por 2, todos os palitinhos tem que ser
separados em dois grupos iguais.
3º-Vamos começar pela casa das dezenas .Podemos dividir
3 dezenas em 2 grupos iguais de dezenas ,sobrando 1 dezena.Então das 3 dezenas,que nós dividimos
,apenas 2 foram usadas,por isso,no QP ,teremos um conjunto em cada prega das
dezenas.
4º-Na continha convencional, registramos o numeral 1 no
quociente e multiplicamos o numeral pelo 2
do divisor(1 X2= 2).
5º- Colocamos o resultado 2 abaixo da dezena do dividendo
que é o 3 .
6º- Ao subtrairmos ,temos
3 -2 =1, que é uma dezena que sobra.
7º -Como não conseguimos dividir essa dezena por 2, já que é menor que 2,percebemos que
essa etapa da divisão está correta .
8º- Como ainda temos o número 1 na casa da dezena e o 0 na casa da unidade, a divisão não acabou.E o novo dividendo é o número 10 ( 1 dezena= 0 unidades =10)
9º -Vamos dividir agora 10 por 2.
10º- Podemos dividir essas 10 unidades em 2 grupos iguais de 5 unidades em cada grupo. No QP teremos 5 palitinhos em cada um .No QP, teremos 5 palitinhos em cada prega das unidades ,sem sobrar nenhum.
11º- Na continha , registramos o numeral 5 no quociente e multiplicamos por 2( 2X5=10).
12º- Colocamos o resultado 10 abaixo do resto do novo dividendo que também é 10, observando a equivalência: unidade debaixo de unidade e dezena abaixo de dezena.
13º- Ao subtrairmos observamos que o resto é 0, que é menor que o divisor 2.Então, a divisão está correta.
14º- Como há mais numeral n dividendo nem palitinhos sobrando no QP, a divisão acabou.Sabemos que 30 dividido em 2 grupos é igual a 15 ( 1 dezena + 5 unidades em cada grupo).
DIVISÃO COM TAMPINHAS
12º- Colocamos o resultado 10 abaixo do resto do novo dividendo que também é 10, observando a equivalência: unidade debaixo de unidade e dezena abaixo de dezena.
13º- Ao subtrairmos observamos que o resto é 0, que é menor que o divisor 2.Então, a divisão está correta.
14º- Como há mais numeral n dividendo nem palitinhos sobrando no QP, a divisão acabou.Sabemos que 30 dividido em 2 grupos é igual a 15 ( 1 dezena + 5 unidades em cada grupo).
DIVISÃO COM TAMPINHAS
Muito legal!!!
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