“É
possível,100% alfabetizados”
Resumo
Este projeto ,
veio apresentar situações onde foi levantado questões que ligam o campo e a
cidade,abrangendo o conhecimento básico e prévio dos alunos,apresentando
situações didáticas que trabalham com
valores essenciais para a formação do cidadão.Através da educação o projeto
atinge e integra-se a outras áreas do conhecimento, o que me chamou
atenção para trabalhar com meus alunos do 2º ano E , juntamente com o lúdico,
fazendo com que as crianças venham a
fazer descobertas e aprendendo com prazer.
Este projeto veio colaborar para o planejamento com a
convicção de que as crianças podem
contribuir , e muito, para a construção de sua aprendizagem e ,com isto,
melhorar o meio ambiente,desta
forma o meu Projeto “É possível,100%
alfabetizados” pode ser um sucesso.
Introdução
Um dos maiores desafios do projeto é fazer
com que os alunos construam e compreendam o que estão fazendo .Com isto tivemos
que buscar a eficácia da ação pedagógica, dependendo cada vez mais da
capacidade do aluno e do professor ,que
juntos articulam e finalizam as práticas
educativas no dia a dia .O Projeto “É possível,100% alfabetizados” surgiu
da necessidade de desenvolver os conteúdos conceituais e factuais ,fazendo com que os alunos
vivenciem e para que as atitudes se tornem ponto de apoio para a mudança do ser
humano para melhor, assim os objetivos
da turma do 2º ano E passam a ter um caráter
mais amplo.
Trabalhar com Projetos é um desafio onde
nos traz um grande prazer e estimula tanto o aluno quanto o
professor,permitindo o conhecimento e desenvolvendo a criatividade.Durante o
cotidiano escolar foi resgatado a experiência do lúdico para as crianças ,cada
vez mais imersas em conteúdos fixos e pré programados além disso, abordar esse
tema é também uma oportunidade de valorizar a cultura rural e urbana.
O projeto pretende ampliar os conhecimentos
dos ciclos naturais e a sustentabilidade, utilizando, para isto, recursos
tecnológicos capazes de manter a escola ligada às novas ferramentas existentes
e os alunos aptos a compreenderem a utilização do material confeccionado em sala de aula.
Os objetivos estão associados
·
Aos
conteúdos significativos e relevantes de acordo com a faixa etária a que
se destina;
·
Ao conflito cognitivo que promova o desenvolvimento mental da criança e permitindo estabelecer relações
entre os conhecimentos prévios e os novos conteúdos a serem construídos;
·
Ás diversas atividades e exercícios propostos
nas seções.
Descrição
Atividade 1
Após realizarmos uma pesquisa dentro da
sala de aula em relação ao meio de transporte usado pelas crianças para chegarem
a escola, algo chamou-me atenção ,pois, somente uma aluna ,a Eloiza, usaria o
transporte rural para chegar até a escola, sendo que os demais eram todos da
zona urbana(van ou carro próprio dos pais).
Então começamos a questioná-la, sobre a sua
vida em uma área tão diferente que a
nossa da cidade, além dela, temos também dois alunos que tem avós que moram na
zona rural, Gabriel e o Lenon. Até que chegou a hora, o clima estava propício
para iniciarmos com o Programa Agrinho, distribui as fichas sugeridas para que
eles observassem todas as imagens e esperei por algum comentário que fizesse
juz as semelhanças e as diferenças entre as figuras das imagens e uma outra
cena da realidade de alguns deles.
Esta atividade surgiu a partir do
questionamento do aluno Gabriel” Cadê os animais da horta?” Então começamos a
discutir que tipos de animais poderiam existir ali ,em grupos, foram
questionados sobre a paisagem em
questão.
Depois desenharam os animais existentes no
meio ambiente.
“Conforme
a citação no livro algumas Vias para Entretecer o Pensar e o Agir,pág.13.
No
capítulo elaborado por Patrícia Lupion Torres e Esrom Adriano
Irala
tem-se destacado que a aprendizagem colaborativa emerge de
um
diálogo ativo e da exposição de idéias dos participantes de um
grupo.
É por meio da participação de todos os aprendizes que interagem
entre
si que se realiza o processo de construção do conhecimento.
Esta
metodologia, de acordo com Torres (2004), é caracterizada pelas
seguintes
ações:
• Participação
ativa do aluno no processo de
aprendizagem;
•
Interatividade dos diversos atores que atuam no processo;
•
Estimulação dos processos de comunicação e expressão;
•
Aceitação das diversidades e diferenças;
•
Desenvolvimento de autonomia dos alunos.”
Os o alunos do 2º ano E, sempre
foram estimulados a falar o que
pensam,por este motivo não é necessário fazer uma roda de conversa cada
vez que surgem assuntos novos.
Atividade 2
Com todo esse trabalho realizado agora vamos
construir o “Ciclo da Borboleta”
Objetivos
:
- Valorizar
a vida;
- Desenvolver
a coordenação motora;
- Desenvolver
a socialização e a integração;
- Organizar
o espaço de vivência;
- Exercitar
a escrita.
- Incentivar
o gosto pela leitura.
- Adquirir
noção de quantidade;
- Estimular
a imaginação e a criatividade;
- Aguçar
a linguagem oral;
·
Investigar a vida
das borboletas;
·
Identificar as
características e seu o ambiente;
·
Reconhecer a
importância das borboletas para o meio ambiente;
·
Identificar as
etapas de transformação de uma borboleta;
·
Desenvolver a
capacidade de ler, escrever e compreender conteúdos por meio de Pesquisa
Científica;
·
Registrar
informações obtidas em listas, quadros, anotações, fotos ou desenhos;
Competências e habilidades
Competência :
Compreensão e valorização da cultura escrita.Desenvolvimento da oralidade
Habilidade:
Participar das atividades
cotidianas da sala de aula: escutando com atenção e compreensão; respondendo às
questões propostas pelo professor;
• Conhecer, utilizar e
valorizar os modos de produção e de circulação da escrita na sociedade.
• Conhecer os usos e as
funções sociais da escrita,tanto na zona urbana quanto na rural.
Objetivos:
·
Conhecer
a música “A Borboleta e Lagarta”, cantarolar e criar quadros
que mostram o que a música diz.
·
Entender
o ciclo de vida das
borboletas (metamorfose).
·
Desenvolver
a criatividade, a observação, cantar e fazer movimentos corporais.
Atividade : Os alunos confeccionaram borboletas com
grampos , papel crepon e
Eva.Relacionando cidade e campo nesta
atividade.
“Segundo citação no livro algumas Vias para Entretecer
o Pensar e o Agir,pág.:19.
Numa
sociedade em constantes transformações, o conhecimento
é cada
vez mais volátil e flexível. Como pode o professor mediar e
articular
a construção e (re)construção dos saberes se a sua qualificação
não
acompanhar tais mudanças? De forma geral, os professores são
formados
pela escola clássica (escola básica, ensino médio e universidade)
e
esporadicamente são “reciclados” ou capacitados para executar – ou
pelo
menos tentar executar – modismos teóricos em suas salas de aula,
agindo pouco
reflexivamente na sua prática pedagógica.”
Baseando-se na citação acima ,estamos
construindo com os alunos o conhecimento para que os mesmos aprendam e jamais
esqueçam ,pois é prazeroso o construir, vivenciar e praticar.
Adoraram fazer e pediram para levar para casa.
Atividade 2. Ciclo da borboleta.
Construíram a metamorfose da
Borboleta, fizeram exposição,foi chamado a direção da escola para ouvir os
relatos dos alunos.A aluna Júlia foi uma das
oradoras com o seguinte relato:
“A metamorfose da borboleta
começa com um casal de borboletas namorando, após a borboleta fêmea coloca seus
ovos em uma folha de árvore, depois de alguns dias nasce a lagarta , que come ,
come ,come . Depois forma o casulo e alguns se passam e nasce uma nova borboletinha.”
Concluímos esta etapa
do trabalho realizando uma
produção de texto.
Atividade 3
Objetivos
·
Estimular a imaginação e a criatividade;
·
Aguçar a linguagem oral;
·
Investigar a vida
das borboletas;
·
Identificar as
características e seu o ambiente;
·
Reconhecer a
importância das borboletas para o meio ambiente;
·
Identificar as
etapas de transformação de uma borboleta;
·
Desenvolver a
capacidade de ler, escrever e compreender conteúdos por meio de Pesquisa
Científica;
·
Registrar
informações obtidas em listas, quadros, anotações, fotos ou desenhos;
Letra da música
Lá lá lá, lá, lá, lá vai uma
lagarta
Tá tá tá tá sempre a mastigar
Nhac, nhac, nhac como está com fome
Come come come sem parar
Tá tá tá tá sempre a mastigar
Nhac, nhac, nhac como está com fome
Come come come sem parar
Lá,lá,lá lá lá, lá, lá vai
borboleta
Tá tá tá tá livre a voar
Flap, flap, flap cor de violeta
Uma flor voando pelo ar
Tá tá tá tá livre a voar
Flap, flap, flap cor de violeta
Uma flor voando pelo ar
Flap Flap Flap flap Flap Flap flap
Nhac, nhac, nhac, nhac
Nhac, nhac, nhac, nhac
Será que a borboleta lembra
que já foi lagarta?
Será que a lagarta sabe que um dia vai voar?
Será que a lagarta sabe que um dia vai voar?
Competência:
Relacionar o estudo da borboleta à questão
ambiental.
Habilidade: Compreender que a sobrevivência da
natureza se relaciona também ao cuidado com si próprio e com os demais animais
Confecção de um livrinho com a letra da
música ‘A borboleta e a lagarta’de Paulo Tatit e Sandra Perez.
“De
acordo com a citação no livro algumas
Vias para Entretecer o Pensar e o Agir,pág.:23.
De
fato, o construtivismo significa um salto qualitativo em educação. Porém, mesmo
adepto do construtivismo, o professor/professora pode permanecer apegado(a) à
transmissão porque não
desenvolveu
uma atitude comunicacional que favoreça e promova as interações e a
aprendizagem.”
Desta forma os alunos sempre que possível estarão em
grupos para trocarem ideias e
construirem juntos a aprendizagem, à qual o professor está mediando.
Pesquisa em casa.
O QUE QUERO PESQUISAR SOBRE AS BORBOLETAS
Como são suas antenas, o seu corpo e as suas asas?
Como a borboleta faz o casulo?
Para que serve o casulo?
Como a lagarta vira borboleta?
Por que elas gostam de flores?
O que elas comem?
Nessa atividade , foi entregue uma pergunta para cada aluno pesquisar na internet.
Atividade 4
Competências e habilidades:
• Compreender que o ambiente é um todo
dinâmico que se compõe de diferentes seres vivos (animais e vegetais) e outros
não vivos.
Habilidades:
• Caracterizar e diferenciar
espécies animais e vegetais.
• Identificar os diferentes
fatores que possibilitam a vida na Terra.
·
Identificar seres vivos e não vivos.
·
Vídeo:A cigarra e a formiga.
·
Português:
·
O que vamos trabalhar? "A cigarra e a
formiga"
·
Um dos grandes clássicos das fábulas, a história A Cigarra e a Formiga pode ser
usada para ensinar aos pequenos mais uma forma de trabalhar a alfabetização: a
junção das vogais. As crianças nessa faixa etária têm uma grande
aceitação para histórias que envolvem seres da natureza humanizados.
·
A história
Em primeiro lugar trabalhe a história verdadeira com turma, lendo, encenando, ouvindo o áudio...
Em primeiro lugar trabalhe a história verdadeira com turma, lendo, encenando, ouvindo o áudio...
·
História adaptada - Hora do conto
1. Para começar, apresente as quatro estações do ano, para que eles possam entender melhor o tempo em que a Cigarra passou cantando.
Verão: época de muito calor.
Outono: meses em que a temperatura é mais amena (calor e frio).
Inverno: período em que a temperatura é baixa e temos muito frio.
Primavera: a estação das flores, em que o frio está indo embora e começa a florescer as árvores, plantas e o sol voltando a raiar.
2. Conte a história para as crianças e use o cenário para formar as palavrinhas, para que elas visualizem a junção das vogais.
1. Para começar, apresente as quatro estações do ano, para que eles possam entender melhor o tempo em que a Cigarra passou cantando.
Verão: época de muito calor.
Outono: meses em que a temperatura é mais amena (calor e frio).
Inverno: período em que a temperatura é baixa e temos muito frio.
Primavera: a estação das flores, em que o frio está indo embora e começa a florescer as árvores, plantas e o sol voltando a raiar.
2. Conte a história para as crianças e use o cenário para formar as palavrinhas, para que elas visualizem a junção das vogais.
·
"Em um bosque não muito distante, existia uma
cigarra que adorava cantarolar. Era época do verão, ela saia todos os dias para
cantar. Enquanto cantava, notou que passava várias formiguinhas carregando
folhinhas.
Um dia ela perguntou:
— Formiguinha, aonde você vai com essas folhas?
— Estou aproveitando essa época de calor para ajuntar alimentos, pois quando o inverno chegar, não conseguirei sair de casa por causa do frio — respondeu a formiguinha. E você, Dona Cigarra? Não vai procurar se abastecer para o inverno? Perguntou outra formiguinha.
— Vou sim, mas não agora, daqui a alguns dias...
E assim, foi se passando os dias e a Dona Cigarra continuou a cantarolar. Foi quando ela notou o que as formiguinhas carregavam. Eram duas folhinhas com as vogais. Sim, as vogais que vocês conhecem: A, E, I, O, U. E ela criou uma canção e passou a cantar assim:
No verão, as formiguinhas Vão trabalhando sem parar, Carregando suas folhinhas, E palavras vão formar: AI
E assim continuou, cantando e lendo todas as folhinhas que passavam. E também foi se passando o tempo, passou o verão, o outono e chegou o INVERNO. Quando a Dona Cigarra saiu para cantar... Não encontrou as formiguinhas, mas um vento muito frio. Mal conseguiu andar, pois estava a congelar. Com muita dificuldade, consegui bater na casa (formigueiro) da formiguinha.
Toc-toc-toc.
— Quem está batendo a essa hora em pleno inverno? Perguntou a formiguinha.
— Sou eu, a Cigarra. Pode me dar um abrigo e alimento? Disse a Cigarra. Então a formiguinha abriu a porta de sua casa (formigueiro) e disse:
— Dona Cigarra, o que você fez para poder sobreviver no inverno?
— Nada. Apenas cantei. Fiquei observando vocês carregando suas folhinhas, fui juntando as letrinhas das vogais, montei uma bela canção e aprendi a ler pequenas palavras. Ah! Foi tão legal!! Estava tão envolvido que não notei o tempo passar – justificou a Cigarra.
Como a formiguinha era bondosa, pediu para que a Cigarra entrasse e ficasse até o frio ir embora, porém, com uma condição: Que ensinasse a elas também a ler essas pequenas palavras. E foi assim que a Cigarra passou o inverno, brincando e juntando as folhinhas com as vogais e quando a primavera chegou todas elas já sabiam ler as pequenas palavras."
Um dia ela perguntou:
— Formiguinha, aonde você vai com essas folhas?
— Estou aproveitando essa época de calor para ajuntar alimentos, pois quando o inverno chegar, não conseguirei sair de casa por causa do frio — respondeu a formiguinha. E você, Dona Cigarra? Não vai procurar se abastecer para o inverno? Perguntou outra formiguinha.
— Vou sim, mas não agora, daqui a alguns dias...
E assim, foi se passando os dias e a Dona Cigarra continuou a cantarolar. Foi quando ela notou o que as formiguinhas carregavam. Eram duas folhinhas com as vogais. Sim, as vogais que vocês conhecem: A, E, I, O, U. E ela criou uma canção e passou a cantar assim:
No verão, as formiguinhas Vão trabalhando sem parar, Carregando suas folhinhas, E palavras vão formar: AI
E assim continuou, cantando e lendo todas as folhinhas que passavam. E também foi se passando o tempo, passou o verão, o outono e chegou o INVERNO. Quando a Dona Cigarra saiu para cantar... Não encontrou as formiguinhas, mas um vento muito frio. Mal conseguiu andar, pois estava a congelar. Com muita dificuldade, consegui bater na casa (formigueiro) da formiguinha.
Toc-toc-toc.
— Quem está batendo a essa hora em pleno inverno? Perguntou a formiguinha.
— Sou eu, a Cigarra. Pode me dar um abrigo e alimento? Disse a Cigarra. Então a formiguinha abriu a porta de sua casa (formigueiro) e disse:
— Dona Cigarra, o que você fez para poder sobreviver no inverno?
— Nada. Apenas cantei. Fiquei observando vocês carregando suas folhinhas, fui juntando as letrinhas das vogais, montei uma bela canção e aprendi a ler pequenas palavras. Ah! Foi tão legal!! Estava tão envolvido que não notei o tempo passar – justificou a Cigarra.
Como a formiguinha era bondosa, pediu para que a Cigarra entrasse e ficasse até o frio ir embora, porém, com uma condição: Que ensinasse a elas também a ler essas pequenas palavras. E foi assim que a Cigarra passou o inverno, brincando e juntando as folhinhas com as vogais e quando a primavera chegou todas elas já sabiam ler as pequenas palavras."
·
Fechamento
Após contar a história, um aluno por vez faz a junção das vogais com as folhinhas das formigas. Enquanto o aluno procura duas letras (folhinhas), os demais alunos irão cantando a música da Cigarra...
"No verão, as formiguinhas,
Vão trabalhando sem parar,
Carregando suas folhinhas,
Após contar a história, um aluno por vez faz a junção das vogais com as folhinhas das formigas. Enquanto o aluno procura duas letras (folhinhas), os demais alunos irão cantando a música da Cigarra...
"No verão, as formiguinhas,
Vão trabalhando sem parar,
Carregando suas folhinhas,
·
E palavras vão formar: _____"
As crianças adoraram
a atividade e aprenderam com prazer, realizando
junções e se divertindo.
Atividade
5
A partir de conversas fomos realizando atividades
relacionadas com animais,sempre interligando cidade e campo.
Decidimos construir um jardim com seus bichinhos e para
concluir o trabalho uma produção de texto onde os alunos puderam ser oradores
de suas próprias produções.
Objetivos
§ Identificar
o habitat de cada animal
§ Definir a
classe dos animais em estudo
§ Trabalhar
as motricidades fina e ampla e o senso crítico
§ Desenvolver
o gosto por vários tipos de textos, pela leitura e pela pesquisa.
§ Descrever
características físicas dos animais.
§ Identificar
a utilidade de alguns animais para os seres humanos.
§ Desenvolver
o hábito da leitura e da pesquisa.
§ Desenvolver
a oralidade e expressão corporal.
§ Trabalhar
o raciocínio lógico, sequenciar, classificar elementos.
§ Trabalhar
situação-problema , adição e subtração.
Confecção de bichinhos de jardim em
tampinhas pet,após produção de texto.
Segundo
o livro alguns Fios para Entretecer o Pensar e o Agir na pág.,661 e 662.
“Valores
éticos também são componentes importantes da ideia de desenvolvimento
sustentável, pressupondo a melhoria da qualidade de vida humana dentro dos
limites da capacidade de suporte dos
ecossistemas.O desenvolvimento sustentável sugere a necessidade de mudança de
paradigmas, o desafio da mudança dos padrões de consumo atuais, da substituição
da quantidade pela qualidade,da redução do uso de matérias-primas e produtos e
do aumento da reutilização e da
reciclagem.
A
principal contribuição do conceito de desenvolvimento sustentável é tornar
compatíveis duas grandes aspirações globais:o direito ao desenvolvimento,
sobretudo para os países em patamares insatisfatórios de renda e riqueza , e a
preservação ambiental , um direito para esta e para futuras gerações.Assegurar
o acesso e o uso sustentável desses recursos no processo de evolução do homem
constitui o desafio a ser enfrentado.”
Construção dos bichinhos de jardim e do jardim com objetos reaproveitados.
O aluno Henrique foi questionado em relação ao título da
sua produção “JOANINHA A”e sua resposta foi que ele tinha esquecido da
letra e não cabia em cima , o certo
seria “A JOANINHA”.
Todos adoraram fazer e queriam ler para os colegas então
gravamos a leitura.
Relacionado ainda com animais e sua localização trazendo
sempre em questão a importância de cada ser na natureza.
Além de realizarmos atividades sempre interdisciplinares
, a construção do saber é importante em
todas as áreas.
Atividade
6
Arco íris
Reconhecer
a importância da preservação do meio ambiente.
Reconhecer
a importância da água para a nossa vida.
Reconhecer
a importância da água para o nosso corpo.
Mostrar
lados positivos e negativos da ação do homem no meio ambiente.
Perceber
a diferença entre ambientes equilibrados, saudáveis ,e locais poluídos ou degradados.
Fazer
os alunos perceberem,que com gestos simples,é possível fazer muito pelo
ambiente e ainda economizar( a necessidades de economizar água- adesão de
atitudes.)
Notar
a amplitude da presença de água na natureza e conhecer as mudanças de estado ,
juntamente com o seu ciclo.
Competências e habilidades(Ciências,Português)
·
Compreender que a Terra é um astro,
constituído de solo, ar e água, que descreve movimentos no espaço, resultando
em regularidades e ritmos da natureza.
Habilidade
• Compreender que existe uma
inter-relação entre o solo, a água e o ar, o que possibilita a vida na Terra.
Confeccionar com os alunos.
HABILIDADE
Desenvolver uma atitude interativa
capaz de tornar o aluno agente de seu próprio conhecimento.
As crianças confeccionaram
o arco-iris juntando o papel colorido e
fazendo gotinhas de água que além de trabalhar como se forma o arco-iris,
também foi trabalhado dúzia , meia dúzia, noção de metade e multiplicação.
Atividade
7
ÁGUA
Reconhecer
a importância da preservação do meio ambiente.
Reconhecer
a importância da água para a nossa vida.
Reconhecer
a importância da água para o nosso corpo.
Mostrar
lados positivos e negativos da ação do homem no meio ambiente.
Perceber
a diferença entre ambientes equilibrados, saudáveis ,e locais poluídos ou degradados.
Fazer
os alunos perceberem,que com gestos simples,é possível fazer muito pelo
ambiente e ainda economizar( a necessidades de economizar água- adesão de
atitudes.)
Notar
a amplitude da presença de água na natureza e conhecer as mudanças de estado ,
juntamente com o seu ciclo.
Competência:
• Compreender que o ambiente
é um todo dinâmico que se compõe de diferentes seres vivos (animais e vegetais)
e outros não vivos.
Habilidades:
• Caracterizar e diferenciar
espécies animais e vegetais.
• Identificar os diferentes
fatores que possibilitam a vida na Terra.
Ciclo da água com produção
de texto.
Matemática –situação-problemas
envolvendo a água. Confecção de pingos de água( dúzia , meia dúzia, metade)
Para
realizar esta atividade basiei-me no
livro algumas Vias para Entretecer o Pensar e o Agir,pág.:57.
“Behrens
(2006), a fase de produção coletiva
provoca
o trabalho entre pares e permite acoplar e interconectar as
produções
individuais realizadas pelos alunos. Nesta fase, há
necessidade
de retomar a problemática e orientar os alunos para a
produção
coletiva no projeto, pois a falta de orientação do docente
pode
levar os alunos a acumularem suas produções individuais, sem
discuti-las
e sem elaborá-las.”
A confecção do
cartaz “Ciclo da água” foi desenvolvido em duplas onde após término,aconteceu a
junção desses trabalhos onde surgiu um todo, sempre com a orientação do
professor e discussão entre os alunos sobre cada fase do ciclo.
“Nicoli
questionou que a água deveria ter em cima das montanhas, pois em locais muito frio congela.”
Bruno falou que deveria ter peixes nos lençóis
subterrâneos (colocaram os peixes.)
As estações do ano e nosso
planetaTerra
Objetivos
Noção de estação do ano; (primavera, verão, outono e inverno)
O que identifica cada estação do ano.
Conhecer e identificar a primavera como a estação das flores;
Despertar o interesse pela preservação do meio ambiente, assim como as formas de vida e sua sobrevivência.
Valorizar as manifestações artísticas na escola por promover dramatizações de músicas e poemas;
Ampliar a linguagem oral; (leitura pelo professor, pelo aluno, reconto oral, história inventadas a partir de fantoches confeccionados pelo professor ou pelos alunos e/ ou outros recursos).
Atividades de base alfabética levando em consideração as fases de escrita da turma.
Desenvolver a criatividade e gosto pelas músicas da primavera e outras; Desenvolver o raciocínio Lógico Matemático por proporcionar jogos, brincadeiras e atividades que sistematizem.
Conhecer e identificar a primavera como a estação das flores;
Despertar o interesse pela preservação do meio ambiente, assim como as formas de vida e sua sobrevivência.
Valorizar as manifestações artísticas na escola por promover dramatizações de músicas e poemas;
Ampliar a linguagem oral; (leitura pelo professor, pelo aluno, reconto oral, história inventadas a partir de fantoches confeccionados pelo professor ou pelos alunos e/ ou outros recursos).
Atividades de base alfabética levando em consideração as fases de escrita da turma.
Desenvolver a criatividade e gosto pelas músicas da primavera e outras; Desenvolver o raciocínio Lógico Matemático por proporcionar jogos, brincadeiras e atividades que sistematizem.
Ampliar a capacidade de
expressão e comunicação;
Elaborar perguntas e respostas
de acordo com os diferentes contextos;
Ampliar o vocabulário;
Produzir pequenos
textos oralmente;
Ouvir histórias;
Memorizar parlendas, rimas
e poesias;
Interessar-se pela escrita;
Linguagem oral * Diálogo *
Argumentação Linguagem Escrita * Alfabeto: letras V, I, P, O. * Escrita como
representação da fala * Reescrita a partir de suas hipóteses Listas Histórias
Cartazes com palavras das letras estudadas Desenhos Bingo Memória Jogos Rimas
Poesias Textos Recortes Músicas Rodas de conversa e de projetos Jogos
Identificar as letras
trabalhadas em diferentes portadores de textos;
Atividade
8
ÁGUA
Reconhecer
a importância da preservação do meio ambiente.
Reconhecer
a importância da água para a nossa vida.
Reconhecer
a importância da água para o nosso corpo.
Mostrar
lados positivos e negativos da ação do homem no meio ambiente.
Perceber
a diferença entre ambientes equilibrados, saudáveis ,e locais poluídos ou degradados.
Fazer
os alunos perceberem,que com gestos simples,é possível fazer muito pelo
ambiente e ainda economizar( a necessidades de economizar água- adesão de
atitudes.)
Notar
a amplitude da presença de água na natureza e conhecer as mudanças de estado ,
juntamente com o seu ciclo.
“Falamos sobre
como economizar, o nosso bem maior que é a água, faremos um painel relacionando
como é simples economizar água para toda
a escola refletir.”
Atividade 9
O planejamento Identidade pessoal: eu e os outros. A
atividade vai ser usada para desenvolver a percepção corporal.
Competências e habilidades
Competência: Compreender que o corpo humano é todo
dinâmico, que possibilita a interação com o ambiente em que se vive
Habilidade: Identificar as partes do corpo, a partir da
observação e da vivencia em brincadeiras, reconhecendo a interação entre elas.
Essa
atividade está mostrando o que no livro algumas Vias para Entretecer o Pensar e
o Agir, nos sugere ,pág.92.
“A
aprendizagem colaborativa é uma filosofia que se adapta ao
mundo
globalizado de hoje. Se diferentes pessoas aprendem a trabalhar
juntas
na sala de aula, então elas provavelmente se tornarão melhores
cidadãs
do mundo. Será mais fácil para elas interagir positivamente
com
pessoas que pensam de modo diferente, não somente em escala
local,
mas também em escala mundial. (WIERSEMA, 2000).”
Com as partes do
corpo que foram recortadas anteriormente das
fichas ,foi explorado com conversas
as partes do corpo , a higiene, os cuidados que devemos ter. Foi distribuido e separado o alfabeto movel ,onde os alunos puderam manipular formando
as palavras estipuladas pela professora . O jogo da forca foi bem aceito
pelos alunos onde João, Francielly,Yasmin e Ezequiel manifestaram
suas inseguranças em relação a
ortografia , as quais foram sanadas com exercícios paralelos.
Parte da árvore feito
de sucata:base capa de cd e pedaços de cano.
Atividade
10
Como incentivação foi utilizado o vídeo
“Nosso corpo:como se move”, o qual eles adoraram e pediram para assistir mais
de uma vez.
Realizamos as atividades com cotonetes, cola, papel colorido.Através dessa atividade
demonstraram o aprendizado sobre as
partes do corpo e cuidados que devemos
ter com o mesmo.Demonstraram ainda muito interesse ,capricho e aprendizagem com
o lúdico, sendo desta forma muito prazerosa .
Alguns alunos brincaram de zumbi, fazendo gracinhas.
Concluído o trabalho ,foi chamado a orientadora Jeanete
para que alguns alunos explicassem como
o corpo se move.
,
Conclusão
Após trabalhar com o Projeto “É possível,100% alfabetizados “ com
todas as atividades dinâmicas visando a incentivação, a reflexão, a
problematização , o diálogo, a co-responsabilidade, a solidariedade, a
interatividade ,a liderança , a autonomia e o respeito às diferenças além de
despertar a criatividade,a curiosidade
,o interesse e o desejo de
aprender,todos os alunos demonstraram potenciais que estavam adormecidos, despertando
para uma alfabetização plena, sendo um motivo de orgulho para a professora.
As atividades inseridas tornaram-se
repletas de sentidos e significados,sendo uma fonte de alegria e muito prazer
,onde os alunos buscaram informações , confrontaram ideias,estabelecendo
relações entre o meio rural e urbano, valorizando a importância para a
preservação da espécie e do meio ambiente.
Comprovamos que houve mudanças no pensar
das crianças e que os mesmos estão mudando aos poucos a sociedade onde
vivem,percebemos isso com o relato da mãe Málaga e o pai Felipe.
“Percebemos que o aprendizado tem tido
resultados positivos , pois as atitudes de nosso filho em relação ao reciclar,
reutilizar, reaproveitar tem acontecido não somente no ambiente escolar mas
também no dia a dia em casa”
Durante o trabalho foi criada condições
para que as crianças convivessem socialmente , favorecendo o descentrar-se
,passando progressivamente do meu para o nosso .Para isso foi necessário
propiciar-lhes o conhecimento de si mesma e dos outros.
Foi incorporado no Projeto “É possível,100% alfabetizados” o desenvolvimento de atitudes empreendedoras , despertando a
necessidade de cuidar do ambiente (sala
de aula, escola,brinquedos, materiais escolares,sua
casa e tudo o que os rodeia) e transformando essa necessidade em valor . Esse senso de
responsabilidade apresenta benefícios de
longo prazo. A criança que cuida de seu ambiente imediato pode vir a cuidar de
ambientes mais amplos , desde o bairro , a comunidade até o planeta.
Os alunos do 2º ano E ,na hora do
recreio,quando olham para os colegas de
outras séries jogando lixo no chão, falam corrigindo o colega ou até colocam
no bolso o lixinho, como é o caso
do aluno Henrique.
Foram desenvolvidas algumas
situações de problematizações que levou
o aluno a refletir sobre o seu dia-a-dia “como economizar água” a importância
dos animais , podemos transformar aquilo que
parece não servir mais, em algo
muito interessante para a aprendizagem.
No relato da pai, Guilherme de Toledo
Piza ,notou-se que o filho passou a ser ativo e ter um grande interesse ...
“A atividade envolvendo a metamorfose da lagarta despertou
nele(Heitor) um grande interesse pela Ciências ,bem como a curiosidade em relação aos insetos que ele encontra em nosso quintal.
O Projeto “É possível,100% alfabetizados “ não se limitou a listar atividades e recursos
a serem utilizados mais abordou oportunidades
adequadas , para alcançar os objetivos pretendidos tanto no ambito da
formação pessoal e social como do conhecimento ,além de permitir envolver todos os alunos , estimulando a fala dos mais
inibidos.
A Ana Luiza
era uma aluna muito retraída , a mãe preocupada com a filha ,vinha toda
semana a escola para saber seu
desenvolvimento quanto a oralidade e socialização,aos poucos foi acontecendo
uma grande mudança ,graças aos trabalhos desenvolvidos em grupos,as
apresentações,as leituras e a sua própria participação e incentivo.
Além de tudo ,posso comprovar que à
partir da construção do
conhecimento ,tornando os conteúdos mais interessantes e significativos na sala
de aula , os alunos do 2º ano E, estão
todos alfabetizados,respeitando as ideias de todos e com ideias sustentáveis e
empreendedoras.
Podemos observar e constatar através de sondagens feitas pela
coordenação, que até os alunos com mais dificuldades,atingiram os objetivos
propostos pela escola e pela professora.
Como cita o livro
alguns Fios para Entretecer o Pensar e o Agir na pág.662.
“Na tentativa
de chegar ao desenvolvimento sustentável, sabemos que a educação ambiental é
parte vital e indispensável,pois é a maneira mais direta e funcional de se atingir
pelo menos uma de suas metas:a
participação da população.”
Nós ,professora e alunos do 2º ano
E,juntamente com o Projeto atingimos o nosso objetivo e podemos
confirmar através do relato da mãe Silmara.
“Sem dúvida este tipo de interação entre
sala de aula e atividades prática , é de grande importância para a aprendizado e conscientização do aluno perante a sociedade,desde já amadurecendo
para as questões que envolvem o seu dia
a dia.
Em nosso caso particularmente conseguimos
perceber essa evolução dentro da nossa
casa , sendo que ás vezes nos deparamos com nosso filho corrigindo nossa
conduta e nos orientando como proceder
em determinadas situações levando sempre o conhecimento adquirido em sala de
aula, principalmente na questão ambiental e de sustentabilidade.”
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