PROINFO PROJETOS

“É possível,100% alfabetizados”
Resumo

     Este projeto , veio apresentar situações onde foi levantado questões que ligam o campo e a cidade,abrangendo o conhecimento básico e prévio dos alunos,apresentando situações didáticas  que trabalham com valores essenciais para a formação do cidadão.Através da educação o projeto atinge e  integra-se a  outras áreas do conhecimento, o que me chamou atenção para trabalhar com meus alunos do 2º ano E , juntamente com o lúdico, fazendo com que as crianças venham a  fazer descobertas e aprendendo com prazer.
    Este projeto veio  colaborar para o planejamento com a convicção  de que as crianças podem contribuir , e muito, para a construção de sua aprendizagem  e ,com isto,  melhorar  o meio ambiente,desta forma  o meu Projeto “É possível,100% alfabetizados” pode ser um sucesso.





















Introdução
     Um dos maiores desafios do projeto é fazer com que os alunos construam e compreendam o que estão fazendo .Com isto tivemos que buscar a eficácia da ação pedagógica, dependendo cada vez mais da capacidade do aluno  e do professor ,que juntos articulam e  finalizam as práticas educativas no dia a dia .O   Projeto “É possível,100% alfabetizados” surgiu da necessidade de desenvolver os conteúdos conceituais  e factuais ,fazendo com que os alunos vivenciem e para que as atitudes se tornem ponto de apoio para a mudança do ser humano para  melhor, assim os objetivos da turma do 2º ano E passam a ter um caráter  mais amplo.
    Trabalhar com Projetos é um desafio onde nos traz um grande prazer e estimula tanto o aluno quanto o professor,permitindo  o conhecimento  e desenvolvendo a criatividade.Durante o cotidiano escolar foi resgatado a experiência do lúdico para as crianças ,cada vez mais imersas em conteúdos fixos e pré programados além disso, abordar esse tema é também uma oportunidade de valorizar a cultura rural e urbana.
    O projeto pretende ampliar os conhecimentos dos ciclos naturais e a sustentabilidade, utilizando, para isto, recursos tecnológicos capazes de manter a escola ligada às novas ferramentas existentes e os alunos aptos a compreenderem a utilização do  material confeccionado em sala de aula.
 Os objetivos estão associados
·         Aos  conteúdos significativos e relevantes de acordo com a faixa etária a que se destina;
·         Ao conflito cognitivo que promova  o desenvolvimento mental  da criança e permitindo estabelecer relações entre os conhecimentos prévios e os novos conteúdos a serem construídos;
·         Ás diversas atividades e exercícios propostos nas seções.




                                                          
 







 Descrição
Atividade 1
     Após realizarmos uma pesquisa dentro da sala de aula em relação ao meio de transporte usado pelas crianças para chegarem a escola, algo chamou-me atenção ,pois, somente uma aluna ,a Eloiza, usaria o transporte rural para chegar até a escola, sendo que os demais eram todos da zona urbana(van ou carro próprio dos pais).
    Então começamos a questioná-la, sobre a sua vida em uma área tão diferente  que a nossa da cidade, além dela, temos também dois alunos que tem avós que moram na zona rural, Gabriel e o Lenon. Até que chegou a hora, o clima estava propício para iniciarmos com o Programa Agrinho, distribui as fichas sugeridas para que eles observassem todas as imagens e esperei por algum comentário que fizesse juz as semelhanças e as diferenças entre as figuras das imagens e uma outra cena da realidade de alguns deles.
    Esta atividade surgiu a partir do questionamento do aluno Gabriel” Cadê os animais da horta?” Então começamos a discutir que tipos de animais poderiam existir ali ,em grupos, foram questionados sobre a paisagem  em questão.
    Depois desenharam os animais existentes no meio ambiente.
“Conforme a citação no livro algumas Vias para Entretecer o Pensar e o Agir,pág.13.
No capítulo elaborado por Patrícia Lupion Torres e Esrom Adriano
Irala tem-se destacado que a aprendizagem colaborativa emerge de
um diálogo ativo e da exposição de idéias dos participantes de um
grupo. É por meio da participação de todos os aprendizes que interagem
entre si que se realiza o processo de construção do conhecimento.
Esta metodologia, de acordo com Torres (2004), é caracterizada pelas
seguintes ações:
• Participação ativa do aluno  no processo de
aprendizagem;
• Interatividade dos diversos atores que atuam no processo;
• Estimulação dos processos de comunicação e expressão;
• Aceitação das diversidades e diferenças;
• Desenvolvimento de autonomia dos alunos.”
Os o alunos do 2º ano E, sempre foram estimulados a falar o que  pensam,por este   motivo não  é necessário fazer uma roda de conversa cada vez que surgem assuntos novos.
 


Atividade 2
 Com todo esse trabalho realizado agora vamos construir o “Ciclo da Borboleta”
Objetivos :
  • Valorizar a vida;
  • Desenvolver a coordenação motora;
  • Desenvolver a socialização e a integração;
  • Organizar o espaço de vivência;
  • Exercitar a escrita.
  • Incentivar o gosto pela leitura.
  • Adquirir noção de quantidade;
  • Estimular a imaginação e a criatividade;
  • Aguçar a linguagem oral;
·         Investigar a vida das borboletas;
·         Identificar as características e seu o ambiente;
·         Reconhecer a importância das borboletas para o meio ambiente;
·         Identificar as etapas de transformação de uma borboleta;
·         Desenvolver a capacidade de ler, escrever e compreender conteúdos por meio de Pesquisa Científica;
·         Registrar informações obtidas em listas, quadros, anotações, fotos ou desenhos;

Competências e habilidades
Competência : Compreensão e valorização da cultura escrita.Desenvolvimento da oralidade
Habilidade:
Participar das atividades cotidianas da sala de aula: escutando com atenção e compreensão; respondendo às questões propostas pelo professor;
• Conhecer, utilizar e valorizar os modos de produção e de circulação da escrita na sociedade.
• Conhecer os usos e as funções sociais da escrita,tanto na zona urbana quanto na rural.
Objetivos:
·         Conhecer a música “A Borboleta e Lagarta”, cantarolar e criar quadros  que mostram o que a música diz.
·         Entender o ciclo de vida das borboletas (metamorfose).
·         Desenvolver a criatividade, a observação, cantar e fazer movimentos corporais.

Atividade  : Os alunos confeccionaram borboletas com grampos , papel crepon  e Eva.Relacionando cidade   e campo nesta atividade.
“Segundo  citação no livro algumas Vias para Entretecer o Pensar e o Agir,pág.:19.
Numa sociedade em constantes transformações, o conhecimento
é cada vez mais volátil e flexível. Como pode o professor mediar e
articular a construção e (re)construção dos saberes se a sua qualificação
não acompanhar tais mudanças? De forma geral, os professores são
formados pela escola clássica (escola básica, ensino médio e universidade)
e esporadicamente são “reciclados” ou capacitados para executar – ou
pelo menos tentar executar – modismos teóricos em suas salas de aula,
agindo pouco reflexivamente na sua prática pedagógica.”

Baseando-se na citação acima ,estamos construindo com os alunos o conhecimento para que os mesmos aprendam e jamais esqueçam  ,pois  é prazeroso o construir, vivenciar e praticar.

Adoraram fazer e  pediram para levar para casa.
 Atividade 2. Ciclo da borboleta.
Construíram a metamorfose da Borboleta, fizeram exposição,foi chamado a direção da escola para ouvir os relatos dos alunos.A aluna Júlia foi uma das  oradoras com o seguinte relato:
“A metamorfose da borboleta começa com um casal de borboletas namorando, após a borboleta fêmea coloca seus ovos em uma folha de árvore, depois de alguns dias nasce a lagarta , que come , come ,come . Depois forma o casulo e alguns se passam  e nasce uma nova borboletinha.”
 Concluímos esta etapa  do trabalho realizando uma   produção  de texto.







Atividade 3
Objetivos
·        Estimular a imaginação e a criatividade;
·        Aguçar a linguagem oral;
·        Investigar a vida das borboletas;
·        Identificar as características e seu o ambiente;
·        Reconhecer a importância das borboletas para o meio ambiente;
·        Identificar as etapas de transformação de uma borboleta;
·        Desenvolver a capacidade de ler, escrever e compreender conteúdos por meio de Pesquisa Científica;
·        Registrar informações obtidas em listas, quadros, anotações, fotos ou desenhos;

Letra da música
Lá lá lá, lá, lá, lá vai uma lagarta
Tá tá tá tá sempre a mastigar
Nhac, nhac, nhac como está com fome
Come come come sem parar
Lá,lá,lá lá lá, lá, lá vai borboleta
Tá tá tá tá livre a voar
Flap, flap, flap cor de violeta
Uma flor voando pelo ar
Flap Flap Flap flap Flap Flap flap               
Nhac, nhac, nhac, nhac
Será que a borboleta lembra que já foi lagarta?
Será que a lagarta sabe que um dia vai voar?
Competência:
Relacionar o estudo da borboleta à questão ambiental.
Habilidade: Compreender que a sobrevivência da natureza se relaciona também ao cuidado com si próprio e com os demais animais

Confecção de um livrinho com a letra da música ‘A borboleta e a lagarta’de Paulo Tatit e Sandra Perez.
“De acordo com a  citação no livro algumas Vias para Entretecer o Pensar e o Agir,pág.:23.
De fato, o construtivismo significa um salto qualitativo em educação. Porém, mesmo adepto do construtivismo, o professor/professora pode permanecer apegado(a) à transmissão porque não
desenvolveu uma atitude comunicacional que favoreça e promova as interações e a aprendizagem.”
Desta forma os alunos sempre que possível estarão em grupos para trocarem ideias e  construirem juntos a aprendizagem, à qual o professor está mediando.
Pesquisa em casa.  
  O QUE QUERO PESQUISAR SOBRE AS BORBOLETAS
Como são suas antenas, o seu corpo e as suas asas?
Como a borboleta faz o casulo?
Para que serve o casulo?
Como a lagarta vira borboleta?
Por que elas gostam de flores?
O que elas comem?

Nessa atividade , foi entregue uma pergunta para cada aluno  pesquisar na internet.






 Atividade 4
Competências e habilidades:
 • Compreender que o ambiente é um todo dinâmico que se compõe de diferentes seres vivos (animais e vegetais) e outros não vivos.
Habilidades:
• Caracterizar e diferenciar espécies animais e vegetais.
• Identificar os diferentes fatores que possibilitam a vida na Terra.
·         Identificar seres vivos e não vivos.

·         Vídeo:A cigarra e a formiga.
·         Português:   
·         O que vamos trabalhar? "A cigarra e a formiga"
·         Um dos grandes clássicos das fábulas, a história A Cigarra e a Formiga pode ser usada para ensinar aos pequenos mais uma forma de trabalhar a alfabetização: a junção das vogais. As crianças nessa faixa etária têm uma grande aceitação para histórias que envolvem seres da natureza humanizados.
·         A história
Em primeiro lugar trabalhe a história verdadeira com turma, lendo, encenando, ouvindo o áudio...
·         História adaptada - Hora do conto
1. Para começar, apresente as quatro estações do ano, para que eles possam entender melhor o tempo em que a Cigarra passou cantando.

Verão: época de muito calor.
Outono: meses em que a temperatura é mais amena (calor e frio).
Inverno: período em que a temperatura é baixa e temos muito frio.
Primavera: a estação das flores, em que o frio está indo embora e começa a florescer as árvores, plantas e o sol voltando a raiar.

2. Conte a história para as crianças e use o cenário para formar as palavrinhas, para que elas visualizem a junção das vogais.
·         "Em um bosque não muito distante, existia uma cigarra que adorava cantarolar. Era época do verão, ela saia todos os dias para cantar. Enquanto cantava, notou que passava várias formiguinhas carregando folhinhas.
Um dia ela perguntou:
— Formiguinha, aonde você vai com essas folhas?
— Estou aproveitando essa época de calor para ajuntar alimentos, pois quando o inverno chegar, não conseguirei sair de casa por causa do frio — respondeu a formiguinha. E você, Dona Cigarra? Não vai procurar se abastecer para o inverno? Perguntou outra formiguinha.
— Vou sim, mas não agora, daqui a alguns dias...
E assim, foi se passando os dias e a Dona Cigarra continuou a cantarolar. Foi quando ela notou o que as formiguinhas carregavam. Eram duas folhinhas com as vogais. Sim, as vogais que vocês conhecem: A, E, I, O, U. E ela criou uma canção e passou a cantar assim:
No verão, as formiguinhas Vão trabalhando sem parar, Carregando suas folhinhas, E palavras vão formar: AI
E assim continuou, cantando e lendo todas as folhinhas que passavam. E também foi se passando o tempo, passou o verão, o outono e chegou o INVERNO. Quando a Dona Cigarra saiu para cantar... Não encontrou as formiguinhas, mas um vento muito frio. Mal conseguiu andar, pois estava a congelar. Com muita dificuldade, consegui bater na casa (formigueiro) da formiguinha.
Toc-toc-toc.
— Quem está batendo a essa hora em pleno inverno? Perguntou a formiguinha.
— Sou eu, a Cigarra. Pode me dar um abrigo e alimento? Disse a Cigarra. Então a formiguinha abriu a porta de sua casa (formigueiro) e disse:
— Dona Cigarra, o que você fez para poder sobreviver no inverno?
— Nada. Apenas cantei. Fiquei observando vocês carregando suas folhinhas, fui juntando as letrinhas das vogais, montei uma bela canção e aprendi a ler pequenas palavras. Ah! Foi tão legal!! Estava tão envolvido que não notei o tempo passar – justificou a Cigarra.
Como a formiguinha era bondosa, pediu para que a Cigarra entrasse e ficasse até o frio ir embora, porém, com uma condição: Que ensinasse a elas também a ler essas pequenas palavras. E foi assim que a Cigarra passou o inverno, brincando e juntando as folhinhas com as vogais e quando a primavera chegou todas elas já sabiam ler as pequenas palavras."
·         Fechamento 
 Após contar a história, um aluno por vez faz a junção das vogais com as folhinhas das formigas. Enquanto o aluno procura duas letras (folhinhas), os demais alunos irão cantando a música da Cigarra...

"No verão, as formiguinhas,

Vão trabalhando sem parar, 
Carregando suas folhinhas, 
·         E palavras vão formar: _____"



 As crianças adoraram a atividade e aprenderam com prazer, realizando  junções e se  divertindo.






Atividade 5
A partir de  conversas fomos realizando atividades relacionadas com animais,sempre interligando cidade e campo.
Decidimos construir um jardim com seus bichinhos e para concluir o trabalho uma produção de texto onde os alunos puderam ser oradores de suas próprias produções.
Objetivos
§ Identificar o habitat de cada animal
§ Definir a classe dos animais em estudo
§ Trabalhar as motricidades fina e ampla e o senso crítico
§ Desenvolver o gosto por vários tipos de textos, pela leitura e pela pesquisa.
§ Descrever características físicas dos animais.
§ Identificar a utilidade de alguns animais para os seres humanos.
§ Desenvolver o hábito da leitura e da pesquisa.
§ Desenvolver a oralidade e expressão corporal.
§ Trabalhar o raciocínio lógico, sequenciar, classificar elementos.
§  Trabalhar situação-problema , adição e subtração.

Confecção de bichinhos de jardim em tampinhas pet,após produção de texto.




Segundo o livro alguns Fios para Entretecer o Pensar e o Agir na pág.,661 e 662.

“Valores éticos também são componentes importantes da ideia de desenvolvimento sustentável, pressupondo a melhoria da qualidade de vida humana dentro dos limites da capacidade de suporte  dos ecossistemas.O desenvolvimento sustentável sugere a necessidade de mudança de paradigmas, o desafio da mudança dos padrões de consumo atuais, da substituição da quantidade pela qualidade,da redução do uso de matérias-primas e produtos e do aumento da reutilização e  da reciclagem.
A principal contribuição do conceito de desenvolvimento sustentável é tornar compatíveis duas grandes aspirações globais:o direito ao desenvolvimento, sobretudo para os países em patamares insatisfatórios de renda e riqueza , e a preservação ambiental , um direito para esta e para futuras gerações.Assegurar o acesso e o uso sustentável desses recursos no processo de evolução do homem constitui o desafio a ser enfrentado.”

Construção dos bichinhos de jardim  e do jardim com objetos reaproveitados.



 O aluno Henrique foi questionado em relação ao título da sua produção “JOANINHA A”e sua resposta foi que ele tinha esquecido da letra  e não cabia em cima , o certo seria “A JOANINHA”.
Todos adoraram fazer e queriam ler para os colegas então gravamos  a leitura.
Relacionado ainda com animais e sua localização trazendo sempre em questão a importância de cada ser na natureza.
Além de realizarmos atividades sempre interdisciplinares , a construção do saber é importante   em todas as áreas.














Atividade 6

Arco íris
Reconhecer a importância da preservação do meio ambiente.
Reconhecer a importância da água para a nossa vida.
Reconhecer a importância da água para o nosso corpo.
Mostrar lados positivos e negativos da ação do homem no meio ambiente.
Perceber a diferença entre ambientes equilibrados, saudáveis ,e locais poluídos  ou degradados.
Fazer os alunos perceberem,que com gestos simples,é possível fazer muito pelo ambiente e ainda economizar( a necessidades de economizar água- adesão de atitudes.)
Notar a amplitude da presença de água na natureza e conhecer as mudanças de estado , juntamente com o seu ciclo.
Competências e habilidades(Ciências,Português)
·         Compreender que a Terra é um astro, constituído de solo, ar e água, que descreve movimentos no espaço, resultando em regularidades e ritmos da natureza.
Habilidade
• Compreender que existe uma inter-relação entre o solo, a água e o ar, o que possibilita a vida na Terra.

Confeccionar com os alunos.
HABILIDADE
Desenvolver uma atitude interativa capaz de tornar o aluno agente de seu próprio conhecimento.

As crianças confeccionaram o  arco-iris juntando o papel colorido e fazendo gotinhas de água que além de trabalhar como se forma o arco-iris, também foi trabalhado dúzia , meia dúzia, noção de metade e multiplicação.
Atividade 7
ÁGUA
Reconhecer a importância da preservação do meio ambiente.
Reconhecer a importância da água para a nossa vida.
Reconhecer a importância da água para o nosso corpo.
Mostrar lados positivos e negativos da ação do homem no meio ambiente.
Perceber a diferença entre ambientes equilibrados, saudáveis ,e locais poluídos  ou degradados.
Fazer os alunos perceberem,que com gestos simples,é possível fazer muito pelo ambiente e ainda economizar( a necessidades de economizar água- adesão de atitudes.)
Notar a amplitude da presença de água na natureza e conhecer as mudanças de estado , juntamente com o seu ciclo.
Competência:
• Compreender que o ambiente é um todo dinâmico que se compõe de diferentes seres vivos (animais e vegetais) e outros não vivos.
Habilidades:
• Caracterizar e diferenciar espécies animais e vegetais.
• Identificar os diferentes fatores que possibilitam a vida na Terra.
Ciclo da água com produção de texto.
Matemática –situação-problemas envolvendo a água. Confecção de pingos de água( dúzia , meia dúzia, metade)
Para realizar esta atividade basiei-me  no livro algumas Vias para Entretecer o Pensar e o Agir,pág.:57.
“Behrens (2006), a fase de produção coletiva
provoca o trabalho entre pares e permite acoplar e interconectar as
produções individuais realizadas pelos alunos. Nesta fase, há
necessidade de retomar a problemática e orientar os alunos para a
produção coletiva no projeto, pois a falta de orientação do docente
pode levar os alunos a acumularem suas produções individuais, sem
discuti-las e sem elaborá-las.”
A  confecção do cartaz “Ciclo da água” foi desenvolvido em duplas onde após término,aconteceu a junção desses trabalhos onde surgiu um todo, sempre com a orientação do professor e discussão entre os alunos sobre cada fase do ciclo.
            “Nicoli questionou que a água deveria ter em cima das montanhas, pois  em locais muito frio congela.”
Bruno falou que deveria ter peixes nos lençóis subterrâneos (colocaram os peixes.)












As estações do ano e nosso planetaTerra
Objetivos
Noção de estação do ano; (primavera, verão, outono e inverno) O que identifica cada estação do ano.
 Conhecer e identificar a primavera como a estação das flores;
 Despertar o interesse pela preservação do meio ambiente, assim como as formas de vida e sua sobrevivência.
Valorizar as manifestações artísticas na escola por promover dramatizações de músicas e poemas;
 Ampliar a linguagem oral; (leitura pelo professor, pelo aluno, reconto oral, história inventadas a partir de fantoches confeccionados pelo professor ou pelos alunos e/ ou outros recursos).
 Atividades de base alfabética levando em consideração as fases de escrita da turma.
 Desenvolver a criatividade e gosto pelas músicas da primavera e outras; Desenvolver o raciocínio Lógico Matemático por proporcionar jogos, brincadeiras e atividades que sistematizem. 

Ampliar a capacidade de expressão e comunicação;
Elaborar perguntas e respostas de acordo com os diferentes contextos;
Ampliar o vocabulário;
Produzir pequenos textos oralmente;
Ouvir histórias;
Memorizar parlendas, rimas e poesias;
Interessar-se pela escrita;
Linguagem oral * Diálogo * Argumentação Linguagem Escrita * Alfabeto: letras V, I, P, O. * Escrita como representação da fala * Reescrita a partir de suas hipóteses Listas Histórias Cartazes com palavras das letras estudadas Desenhos Bingo Memória Jogos Rimas Poesias Textos Recortes Músicas Rodas de conversa e de projetos Jogos
Identificar as letras trabalhadas em diferentes portadores de textos;




Atividade 8
ÁGUA
Reconhecer a importância da preservação do meio ambiente.
Reconhecer a importância da água para a nossa vida.
Reconhecer a importância da água para o nosso corpo.
Mostrar lados positivos e negativos da ação do homem no meio ambiente.
Perceber a diferença entre ambientes equilibrados, saudáveis ,e locais poluídos  ou degradados.
Fazer os alunos perceberem,que com gestos simples,é possível fazer muito pelo ambiente e ainda economizar( a necessidades de economizar água- adesão de atitudes.)
Notar a amplitude da presença de água na natureza e conhecer as mudanças de estado , juntamente com o seu ciclo.

“Falamos  sobre como economizar, o nosso bem maior que é a água, faremos um painel relacionando como é simples economizar água para  toda a escola refletir.”






 Atividade 9
O planejamento Identidade pessoal: eu e os outros. A atividade vai ser usada para desenvolver a percepção corporal.
Competências e habilidades
Competência: Compreender que o corpo humano é todo dinâmico, que possibilita a interação com o ambiente em que se vive
Habilidade: Identificar as partes do corpo, a partir da observação e da vivencia em brincadeiras, reconhecendo a interação entre elas.
Essa atividade está mostrando o que no livro algumas Vias para Entretecer o Pensar e o Agir, nos  sugere ,pág.92.
“A aprendizagem colaborativa é uma filosofia que se adapta ao
mundo globalizado de hoje. Se diferentes pessoas aprendem a trabalhar
juntas na sala de aula, então elas provavelmente se tornarão melhores
cidadãs do mundo. Será mais fácil para elas interagir positivamente
com pessoas que pensam de modo diferente, não somente em escala
local, mas também em escala mundial. (WIERSEMA, 2000).”
Com as partes  do corpo que foram recortadas anteriormente das  fichas ,foi explorado com conversas  as partes do corpo , a higiene, os cuidados que devemos  ter. Foi distribuido  e separado o alfabeto  movel ,onde os alunos puderam manipular  formando  as palavras estipuladas pela professora . O jogo da forca foi bem aceito pelos alunos onde João, Francielly,Yasmin e Ezequiel  manifestaram  suas  inseguranças em relação a ortografia , as quais foram sanadas com exercícios paralelos.
Parte da árvore feito de sucata:base capa de cd e pedaços de cano.







Atividade 10
Como incentivação foi utilizado o  vídeo “Nosso corpo:como se move”, o qual eles adoraram e pediram para assistir mais de uma vez.

Realizamos as atividades com cotonetes, cola,  papel colorido.Através dessa atividade demonstraram  o aprendizado sobre as partes do corpo e  cuidados que devemos ter com o mesmo.Demonstraram ainda muito interesse ,capricho e aprendizagem com o lúdico, sendo desta forma muito prazerosa .
Alguns alunos brincaram de zumbi, fazendo gracinhas.
Concluído o trabalho ,foi chamado a orientadora Jeanete para que  alguns alunos explicassem como o corpo se move.

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Conclusão
      Após trabalhar com o Projeto  “É possível,100% alfabetizados  “  com todas as atividades dinâmicas visando a incentivação, a reflexão, a problematização , o diálogo, a co-responsabilidade, a solidariedade, a interatividade ,a liderança , a autonomia e o respeito às diferenças além de despertar a criatividade,a curiosidade  ,o   interesse  e o desejo de  aprender,todos os alunos demonstraram  potenciais que estavam adormecidos, despertando para uma alfabetização plena, sendo um motivo de orgulho para a professora.
      As atividades inseridas tornaram-se repletas de sentidos e significados,sendo uma fonte de alegria e muito prazer ,onde os alunos buscaram informações , confrontaram ideias,estabelecendo relações entre o meio rural e urbano, valorizando a importância para a preservação da espécie e do meio ambiente.
     Comprovamos que houve mudanças no pensar das crianças e que os mesmos estão mudando aos poucos a sociedade onde vivem,percebemos isso com o relato da mãe Málaga e o pai   Felipe.
     “Percebemos que o aprendizado tem tido resultados positivos , pois as atitudes de nosso filho em relação ao reciclar, reutilizar, reaproveitar tem acontecido não somente no ambiente escolar mas também no dia a dia em casa”
      Durante o trabalho foi criada condições para que as crianças convivessem  socialmente , favorecendo o descentrar-se ,passando progressivamente do meu para o nosso .Para isso foi necessário propiciar-lhes o conhecimento de si mesma e dos outros.
      Foi incorporado no Projeto  “É possível,100% alfabetizados”  o desenvolvimento de atitudes  empreendedoras , despertando a necessidade  de cuidar do ambiente (sala de aula,  escola,brinquedos, materiais escolares,sua casa e tudo o que os rodeia) e transformando essa necessidade  em valor . Esse senso de responsabilidade  apresenta benefícios de longo prazo. A criança que cuida de seu ambiente imediato pode vir a cuidar de ambientes mais amplos , desde o bairro , a comunidade até o planeta.
     Os alunos do 2º ano E ,na hora do recreio,quando olham para os  colegas de outras séries jogando lixo no chão, falam corrigindo o colega ou  até colocam  no bolso o lixinho,  como é o caso do aluno  Henrique.
      Foram desenvolvidas algumas situações  de problematizações que levou o aluno a refletir sobre o seu dia-a-dia “como economizar água” a importância dos animais , podemos transformar aquilo que  parece  não servir mais, em algo muito interessante para a aprendizagem.
      No relato da pai, Guilherme de Toledo Piza ,notou-se que o filho passou a ser ativo e ter um grande interesse ...
     “A atividade envolvendo  a metamorfose da lagarta despertou nele(Heitor) um grande interesse pela Ciências ,bem como a curiosidade  em relação aos insetos  que ele encontra em nosso quintal.
      O  Projeto “É possível,100% alfabetizados  “   não se limitou a listar atividades e recursos a serem utilizados mais abordou oportunidades  adequadas , para alcançar os objetivos pretendidos tanto no ambito da formação pessoal e social como do conhecimento ,além de permitir envolver  todos os alunos , estimulando a fala dos mais inibidos.
      A  Ana Luiza  era uma aluna muito retraída , a mãe preocupada com a filha ,vinha toda semana a escola para saber  seu desenvolvimento quanto a oralidade e socialização,aos poucos foi acontecendo uma grande mudança ,graças aos trabalhos desenvolvidos em grupos,as apresentações,as leituras e a sua própria participação e incentivo.
      Além de tudo ,posso comprovar que à partir da construção  do conhecimento  ,tornando os conteúdos  mais interessantes e significativos na sala de aula  , os alunos do 2º ano E, estão todos alfabetizados,respeitando as ideias de todos e com ideias sustentáveis e empreendedoras.  
Podemos observar  e constatar através de sondagens feitas pela coordenação, que até os alunos com mais dificuldades,atingiram os objetivos propostos pela escola e pela professora.























Como cita o livro alguns Fios para Entretecer o Pensar e o Agir na pág.662.
    “Na  tentativa de chegar ao desenvolvimento sustentável, sabemos que a educação ambiental é parte vital e indispensável,pois é a maneira mais direta e funcional de se atingir pelo menos uma  de suas metas:a participação da população.” 
      Nós ,professora e alunos do 2º ano E,juntamente com o Projeto atingimos o nosso objetivo e podemos confirmar através do relato da mãe Silmara. 
    “Sem dúvida este tipo de interação entre sala de aula e atividades prática , é de grande importância  para a aprendizado  e conscientização do aluno  perante a sociedade,desde já amadurecendo para as questões  que envolvem o seu dia a dia.
    Em nosso caso particularmente conseguimos perceber essa  evolução dentro da nossa casa , sendo que ás vezes nos deparamos com nosso filho corrigindo nossa conduta  e nos orientando como proceder em determinadas situações levando sempre o conhecimento adquirido em sala de aula, principalmente na questão ambiental e de sustentabilidade.”







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