JOGO DA FORCA -INFORMÁTICA EDUCATIVA


JOGO DA FORCA

Formando palavras

Disciplina: Português-Informática
Conteúdo: Palavras
Tema: Formando palavras
Objetivo:
Construir e aprender mais palavras por meio da brincadeira
Material:
Árvore feito de EVA ,papel e lápis.
Conhecimento Prévio:
Conhecer as letras do alfabeto e as sílabas
Atividade Motivacional:
Professor leve seus alunos ao laboratório de informática e solicite que acessem o endereço abaixo e jogue um pouco de forca descobrindo as palavras escondidas. Os alunos podem jogar em duplas ou sozinhos.
http://www.velhosamigos.com.br/Jogos/Forca.htm
http://www.sol.eti.br/forca/jogo_da_forca1.html 
http://www.smartkids.com.br
Encaminhamento Metodológico:
Brinque com seus alunos de jogo da forca.
Escolha que regra ortográfica você gostaria de trabalhar com seus alunos (X ou CH).
Apresente no quadro de giz a quantidade de letras da palavra secreta.
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enxada
Oriente-os a começarem pelas vogais, uma vez que elas são imprescindíveis na formação das palavras.
Cada letra que for proposta e não fizer parte da palavra, a forca ganha uma parte do desenho de um corpo.
Avaliação:
Professor quando você estiver fazendo no quadro o jogo da força poderá avaliar a escrita da palavra com seus alunos. De acordo como eles estiverem dizendo as letras pode-se perceber como escrevem a palavra como, por exemplo: ferradura. Veja se escrevem com um “r” só ou com dois e assim sucessivamente. Após o primeiro contato os alunos farão em grupos com a forca móvel .

Levar os alunos ao laboratório de informática para continuar a aula do jogo da forca.

Jogo da forca  na Matemática.

1-O jogador A escolhe um número natural entre 1 e 100,escreve-o na sua folha e esconde-o do seu adversário;
2- O jogador B escreve na sua folha a lista de número naturais de 1 a 9,risca dois a  sua escolha e efetua com eles um cálculo com uma das quatro operações elementares.Comunica o resultado ao jogador  A;
3-Se acertar com o número escondido,o jogador A diz-lhe se é maior ou menor e coloca uma das partes do boneco na forca;
4-O jogador B faz nova tentativa ,operando com o resultado anterior  a um dos números da lista de 1 a 9 ainda não riscado( quando todos estiverem riscados faz se uma nova lista) .Mostra o novo resultado .
5- Repetem-se os acontecimentos efetuados nos passos 3 e 4.
Se o boneco na forca viera ficar completo o jogo termina sem que o número seja descoberto e o jogador A ganha o jogo.



ADIVINHE QUAL É O RESULTADO DO NÚMERO MULTIPLICADO NA TABUADA DO________




                                     1-2-3-4-5-6-7-8-9





 






















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