Formando palavras
Disciplina: Português-Informática
Conteúdo: Palavras
Conteúdo: Palavras
Tema: Formando
palavras
Objetivo:
Construir e aprender mais palavras por meio da brincadeira
Construir e aprender mais palavras por meio da brincadeira
Material:
Árvore feito de EVA ,papel e lápis.
Árvore feito de EVA ,papel e lápis.
Conhecimento
Prévio:
Conhecer as letras do alfabeto e as sílabas
Conhecer as letras do alfabeto e as sílabas
Atividade
Motivacional:
Professor leve seus alunos ao laboratório de informática e solicite que acessem o endereço abaixo e jogue um pouco de forca descobrindo as palavras escondidas. Os alunos podem jogar em duplas ou sozinhos.
http://www.velhosamigos.com.br/Jogos/Forca.htm
http://www.sol.eti.br/forca/jogo_da_forca1.html
Professor leve seus alunos ao laboratório de informática e solicite que acessem o endereço abaixo e jogue um pouco de forca descobrindo as palavras escondidas. Os alunos podem jogar em duplas ou sozinhos.
http://www.velhosamigos.com.br/Jogos/Forca.htm
http://www.sol.eti.br/forca/jogo_da_forca1.html
http://www.smartkids.com.br
Encaminhamento
Metodológico:
Brinque com seus alunos de jogo da forca.
Escolha que regra ortográfica você gostaria de trabalhar com seus alunos (X ou CH).
Brinque com seus alunos de jogo da forca.
Escolha que regra ortográfica você gostaria de trabalhar com seus alunos (X ou CH).
Apresente no
quadro de giz a quantidade de letras da palavra secreta.
_ _ _ _ _ _
enxada
enxada
Oriente-os a
começarem pelas vogais, uma vez que elas são imprescindíveis na formação das
palavras.
Cada letra que for proposta e não fizer parte da palavra, a forca ganha uma parte do desenho de um corpo.
Cada letra que for proposta e não fizer parte da palavra, a forca ganha uma parte do desenho de um corpo.
Avaliação:
Professor quando você estiver fazendo no quadro o jogo da força poderá avaliar a escrita da palavra com seus alunos. De acordo como eles estiverem dizendo as letras pode-se perceber como escrevem a palavra como, por exemplo: ferradura. Veja se escrevem com um “r” só ou com dois e assim sucessivamente. Após o primeiro contato os alunos farão em grupos com a forca móvel .
Levar os alunos ao laboratório de informática para continuar a aula do jogo da forca.
Professor quando você estiver fazendo no quadro o jogo da força poderá avaliar a escrita da palavra com seus alunos. De acordo como eles estiverem dizendo as letras pode-se perceber como escrevem a palavra como, por exemplo: ferradura. Veja se escrevem com um “r” só ou com dois e assim sucessivamente. Após o primeiro contato os alunos farão em grupos com a forca móvel .
Levar os alunos ao laboratório de informática para continuar a aula do jogo da forca.
Jogo da forca na Matemática.
1-O jogador A escolhe um número natural entre 1 e
100,escreve-o na sua folha e esconde-o do seu adversário;
2- O jogador B escreve na sua folha a lista de número
naturais de 1 a 9,risca dois a sua
escolha e efetua com eles um cálculo com uma das quatro operações
elementares.Comunica o resultado ao jogador
A;
3-Se acertar com o número escondido,o jogador A diz-lhe se
é maior ou menor e coloca uma das partes do boneco na forca;
4-O jogador B faz nova tentativa ,operando com o resultado
anterior a um dos números da lista de 1 a
9 ainda não riscado( quando todos estiverem riscados faz se uma nova lista)
.Mostra o novo resultado .
5- Repetem-se os acontecimentos efetuados nos passos 3 e
4.
Se o boneco na forca viera ficar completo o jogo termina
sem que o número seja descoberto e o jogador A ganha o jogo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário