Jogos educativos são sempre uma ótima maneira de ensinarmos nossos alunos. Veja abaixo os jogos em que se pode ensinar matemática de forma divertida. São os chamados Jogos matemáticos.
Trilha
Os próprios alunos criam um tabuleiro, com os obstáculos e a história. O jogo ensina seqüência numérica, ordem crescente e decrescente, contagem e quantificação.
Trilha
Os próprios alunos criam um tabuleiro, com os obstáculos e a história. O jogo ensina seqüência numérica, ordem crescente e decrescente, contagem e quantificação.
Bingo
Nas cartelas tradicionais, o aluno aprende a ler os números. Durante o sorteio, o professor pode anunciar os números de forma diferenciada, falando sobre dezenas, unidades,antecessores e sucessores, ou exigindo algum tipo de operação para a descoberta do numero sorteado.
Batalha Dupla
Cada aluno retira duas cartas de um baralho tradicional. Elas devem ser somadas ou subtraídas, conforme a orientação do professor. Quem tiver o maior resultado ganha a carta do colega. Vence o jogo quem tiver mais pontos, somados no final da competição.
Atrás da Orelha
O jogo tem dois jogadores e um juiz. Os jogadores retiram uma carta do baralho, sem ver qual é o seu número. A carta deve ser colocada atrás da orelha para que apenas o outro jogador veja seu número. Cabe ao juiz dizer qual o resultado da soma ou da subtração das duas cartas. Para vencer, o jogador vê a carta do colega e precisa raciocinar para descobrir qual é a sua.
Poliminó
É uma espécie de quebra-cabeça formado por várias figuras geométricas, criadas á partir de monominós, que são unidades-padrão. Para montar o poliminó, o aluno precisa pensar no conceito de área
e perímetro de uma figura plana.
e perímetro de uma figura plana.
Torre de Hanói
Jogo milenar que utiliza um tabuleiro de madeira, com pequenas torres e aros de diversos tamanhos. Para vencer o desafio - que pode ser o tempo gasto para colocar aros em determina ordem nas torres - o aluno faz estimativas e raciocina sobre múltiplos, potências e equações.O jogo serve também para organizar o pensamento.
Policubos
O jogo é semelhante ao poliminó, mas o quebra-cabeça é uma espécie de cubo. Nesse jogo, o aluno estuda o volume das figuras.
Corrida Algébrica
Na corrida algébrica, o aluno vai avançar com seu pino no tabuleiro depois de descobrir qual é o resultado de uma equação. O próprio aluno pode escolher que valor deseja atribuir á variável,de forma a conseguir o resultado maior.
Tangran
O jogo tem várias peças, com tamanhos variados. O aluno estuda área, polígono, perímetro e até frações.
Jogo da Estrela
Cada aluno retira um número positivo ou negativo do tabuleiro. Vence quem obter o maior resultado, depois de fazer a soma dos números escolhidos. Nesse jogo, os estudantes aprendem a soma dos números negativos e positivos, ordem e conceito de oposto
10 Maneiras Sensatas e Efetivas de ensinar Matemática
Aprendendo com Jogos - Vamos Jogar! | |||
|
Aluno(a): ___________________________________________ Data: ____/____/____
1) Resolva os problemas:
a) Pedro tem R$ 149,00, comprou um sapato por R$ 25,00 e uma calça por R$ 23,00.
✒ Quanto Pedro gastou em suas ✒ Quanto sobrou de dinheiro para
compras? Pedro?
Resposta: ________________________ Resposta: ________________________
b) Gabriel tinha R$ 98,00. Gastou R$ 19,00 . Com quanto ficou?
Resposta: _________________________________________________________________
c) Num jogo de futebol entre Flamengo e São Paulo, havia 900 torcedores. Se
186 torcedores eram do Flamengo, quantos torcedores eram do São Paulo?
Resposta: _______________________________________________________________
d) Em uma semana há 7 dias.
✒ Quantas semanas completas há em 90 dias? ✒ Quantos dias restam?
Resposta: ______________________________ Resposta: _________________________
2. Encontre o triplo de:
a) 60 - _________________________ e) 248 - _________________________
b) 100 - _________________________ f) 572 - _________________________
c) 72 - _________________________ g) 980 - _________________________
d) 864 - _________________________ h) 753 - _________________________
3. Escreva como se lê esse numeral:
a) 793 - ________________________________________________________________
b) 1.000- _______________________________________________________________
c) 871 - ________________________________________________________________
d) 982 - ________________________________________________________________
e) 584 - ________________________________________________________________
4. Calcule e escreva os números que representam as quantidades abaixo:
a) 1.000 + 600 + 80 + 2 = ____________________________________
b) 1.000 + 90 + 9 = _________________________________________
c) 1.000 + 900 + 5 = _______________________________________
d) 1.000 + 7 = ______________________________________
e) 1.000 + 50 = _____________________________________
5. Escreva e desenhe o que podemos comprar em quilos.
6. Faça a decomposição destes números completando o quadro das velocidades obtidas por alguns móveis.
MÓVEL
|
VELOCIDADE
|
DECOMPOSIÇÃO
|
Automóvel
|
110
|
____ centenas, ____ dezena e ____ unidades.
|
Skate
|
26
|
____ centenas, ___ dezenas e ____ unidades.
|
Bicicleta
|
40
|
____ centenas, ____ dezenas e ____ unidades.
|
Fórmula 1
|
268
|
____ centenas, ____ dezenas e ____ unidades.
|
7-ESSES SÃO OS TIJOLOS DE UMA PAREDE QUE PRÁTICO USOU NA SUA CASA DE TIJOLOS. COMPLETE A TABELA ABAIXO COM OS NÚMEROS QUE FALTAM:
201
|
202
|
203
|
204
|
205
|
206
|
207
|
208
|
209
| |
211
|
212
|
213
|
214
|
215
|
216
|
217
|
218
|
220
| |
222
|
223
|
224
|
225
|
226
|
227
|
228
|
229
|
230
| |
231
|
232
|
233
|
234
|
235
|
236
|
238
|
239
|
240
| |
241
|
242
|
243
|
244
|
245
|
246
|
247
|
248
|
249
|
250
|
251
|
252
|
253
|
254
|
256
|
257
|
258
|
259
|
260
| |
261
|
262
|
263
|
264
|
265
|
266
|
267
|
269
| ||
271
|
272
|
273
|
274
|
275
|
276
|
277
|
278
|
280
| |
281
|
282
|
283
|
284
|
285
|
286
|
287
|
288
|
289
|
290
|
291
|
292
|
293
|
294
|
295
|
296
|
297
|
298
|
8-OBSERVE A TABELA DA QUESTÃO ANTERIOR E DESCUBRA OS NÚMEROS DE ACORDO COM AS PISTAS:
A) VENHO 10 NÚMEROS DEPOIS DO 240. SOU O ____________________________.
B) VENHO LOGO ANTES DO 265. SOU O ___________________________________.
C) ESTOU ENTRE O 290 E O 292. SOU O ____________________________________.
D) VENHO 7 NÚMEROS ANTES DO 219. SOU O ______________________________.
E) SOU UM NÚMERO PAR E ESTOU ENTRE OS NÚMEROS 225 E 228. SOU O _________.
Exercícios de
Psicomotricidade para trabalhar Esquema Corporal
Conhecimento intuitivo imediato que a criança tem do próprio corpo, conhecimento capaz de gerar as possibilidades de atuação da criança sobre as partes do seu corpo, sobre o mundo exterior e sobre os objetos que a cercam.
Exercício 1 : Reconhecendo as partes essenciais do corpo - O
profissional diz os nomes das seguintes partes do corpo: cabeça,
peito, barriga, braços, pernas, pés, explorando uma parte por vez. A
criança mostra em si mesma a parte mencionada pelo profissional,
respeitando o nome que designa. Primeiramente o trabalho deverá
ser realizado de olhos abertos, e a seguir de olhos fechados.
Olhos abertos: Aprendizado.
Olhos fechados: Quando dominar as partes do corpo.
Exercício 2: A criança deverá reconhecer também as partes do rosto: nariz, olhos, boca, queixo, sombrancelhas, cílios, trabalhar
também com os dedos com a mão apoiada sobre a mesa a criança
deverá apresentar o pulso, o dedo maior e o dedo menor, os nomes
dos dedos são ensinados a criança pedindo que ela levante um a um
dizendo os respectivos nomes dos dedos.
Exercício 3: Trabalhar com os olhos - Em pé ou sentado a criança
acompanha com os olhos sem mexer a cabeça, a trajetória de um
objeto que se desloca no espaço.
Exercício 4: Sentir os rins - Deitada com as pernas estendidas e as
mãos sobre os rins a criança dobra os joelhos e encosta-os no peito.
Comentar com a criança que a parte do corpo que se apoia com força sobre suas mãos chama-se rins.
Exercício 5: Automatizando a noção de direita e esquerda
Conhecendo a direita e a esquerda do próprio corpo mostrar a criança qual é a sua mão direita e qual é a sua mão esquerda. Dominando este conceito, realizar o exercício em etapas:
- fechar com força a mão direita;
- depois a esquerda;
- Levantar o braço direito;
- depois o esquerdo;
- bater o pé esquerdo;
- depois o direito;
- mostrar o olho direito;
- depois o esquerdo;
- mostrar a orelha direita;
- depois a esquerda;
- levantar a perna esquerda;
- depois a direita.
Trabalhar com os olhos abertos, e quando a criança estiver
dominando o exercício trabalhar com os olhos fechados.
Exercício 6: Localizando elementos na sala de aula. A criança deverá dizer de que lado está a porta, a janela, a mesa da sala de aula, etc. em relação a si mesma. Durante a realização do exercício, não deixar a criança cruzar os braços, pois isso dificulta sua orientação espacial.
COORDENAÇÃO ÓCULO-MANUAL
A finalidade dos exercícios de coordenação óculo-manual têm como finalidade o domínio do campo visual, associada a motricidade fina das mãos.
Exercício - Realizar este jogo em duas etapas:
A criança bate a bola no chão, apanhando-a inicialmente com as duas mãos, e depois ora com a mão direita, ora com a mão esquerda. No início a criança deverá trabalhar livremente. Numa segunda etapa o professor determinará previamente com qual das mãos a criança deverá apanhar a bola.
A criança joga a bola para o alto com as duas mãos, apanhando-a
com as duas mãos também. Em seguida, joga a bola para o alto com uma só mão, apanhando-a com uma só mão também.
Variar o uso das mãos. Ora com a direita ora com a esquerda.
Jogo de Pontaria no Chão - Desenhar um círculo no chão ou utilizar
um arco. As crianças deverão jogar a bola dentro do círculo. Aumentar gradativametne a distância. Variar jogando a bola na frente, atrás, do lado esquerdo, do lado direito do círculo.
COORDENAÇÃO DINÂMICA GERAL
Estes exercícios possuem a função de equilíbrio que é a base
essencial da coordenação dinâmica geral que possuem a finalidade
de melhorar o comando nervoso, a precisão motora e o controle
global dos deslocamentos do corpo no tempo e no espaço.
Constituem-se de exercícios de marchas e saltos. Apresentamos
exercícios em que a criança a nível de experiências vividas, manipula conceitos espaciais importantes para o seu preparo para a
alfabetização.
Os conceitos espaciais: direita, esquerda, atrás, na frente, entre,
perto, longe, maior, menor; são vivenciados através de movimentos
específicos. A partir daí propomos exercícios com maior intensidade.
Se coloca a medição de um raciocínio, de uma reflexão sobre os
dados vivenciados no primeiro nível. Dessa forma permite a criança
passar para a etapa de estruturação temporal requerida para o
aprendizado da leitura e da escrita.
Exercício: Andando, saltando e equilibrando-se.
1. Andando de cabeça erguida
A criança anda com um objeto sobre a cabeça ( pode ser um livro de capa dura). Dominada esta etapa a criança para, levanta uma perna formando um angulo de noventa graus e coloca-se lentamente no chão. O mesmo trabalho deverá ser feito com a outra perna.
2. Quem alcança ?
O professor segura um objeto a uma determinada altura (pode ser um lápis, uma bola ) a criança deverá saltar para alcança-lo . Inicialmente fazer o exercício em pé, depois de cócoras.
MOTRICIDADE FINA DAS MÃOS E DOS DEDOS
Os exercícios de motricidade fina são muito importantes para a
criança, na medida em que educam é gesto requerido para a escrita,
evitando a apreensão e a prisão inadequados que tanto prejudicam o
grafismo, tornando o ato de escrever uma experiência aversiva a
criança.
CUIDANDO DAS MÃOS
Exercício de Motricidade Fina :
Trabalhando só com os braços - Este exercício tem como objetivo
desenvolver a independência segmentar do braço em relação ao
tronco, o que beneficia e facilita o trabalho da mão no ato de
escrever. Apresentamos uma série de gráficos (traçados) que o
professor deverá reproduzir em tamanho grande no quadro de giz ou programá-los em cartões. As crianças por sua vez deverão reproduzílos com gestos executados no ar.
AMASSANDO A MASSA
Fazendo Bolas de Massa - O professor distribui a classe bolas de
massa de tamanhos variados (usar massa para modelar) sentada,
com o cotovelo apoiado sobre a carteira, a mão para o alto, a criança aperta as bolas de massa com força, amassando-as. Orientar a criança para que trabalhe com dois dedos por vez. Trabalhar primeiro uma das mãos, depois com a outra e, finalmente, com as duas juntas.
Fazendo as bolas de massa - Realizar o mesmo trabalho do exercício anterior, neste caso, porém a massa é apresentada em forma de disco, com a qual a criança deverá fazer uma bola.
ORGANIZAÇÃO E ESTRUTURAÇÃO TEMPORAL
Esse mediador trabalha com noções importantes para o aprendizado da escrita e particularmente da leitura, favorecem o desenvolvimento da atuação da memória. A estruturação temporal fornecerá as possibilidades de alfabetizar-se.
Exercício: Reproduzindo ritmos com as mãos. O professor executa um determinado ritmo, seguindo algumas estruturas rítmicas (.. ... ...) por exemplo, batendo a mão sobre a carteira, durante um certo tempo, a criança apenas escuta, depois reproduz o rítmico executado pelo professor, batendo a mão sobre a carteira também. Variar o ritmo.
Lento, normal e rápido.
Fazer o exercício inicialmente com os olhos abertos e em seguida, de olhos fechados.
Todas as informações relacionadas à Psicomotricidade contidas nas
páginas seguintes fazem parte de uma pesquisa realizada por
Alexssandra Godoy, Ronaldo de Oliveira Pierre, Fabiana Lopes
Monteiro, Eliana Stodolnik dos Santos, Adriana Madalena dos Santos e
Andréia Costa, em 1996, então alunos do 4º semestre do curso de
Psicologia na Universidade Guarulhos.
FONTE: http://www.geocities.com/psicoweb/psicomotr11.html
Leia o ríquíssimo e completo texto em Exercícios de Psicomotricidade para trabalhar Esquema Corporalhttp://www.4shared.com/office/lXPB6gVi/Atividades-de-Psicomotricidade.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário