JOGOS EDUCATIVOS-PSICOMOTRICIDADE-


Jogos educativos são sempre uma ótima maneira de ensinarmos nossos alunos. Veja abaixo os jogos em que se pode ensinar matemática de forma divertida. São os chamados Jogos matemáticos.

Trilha 
Os próprios alunos criam um tabuleiro, com os obstáculos e a história. O jogo ensina seqüência numérica, ordem crescente e decrescente, contagem e quantificação. 

Bingo

Nas cartelas tradicionais, o aluno aprende a ler os números. Durante o sorteio, o professor pode anunciar os números de forma diferenciada, falando sobre dezenas, unidades,antecessores e sucessores, ou exigindo algum tipo de operação para a descoberta do numero sorteado. 

Batalha Dupla

Cada aluno retira duas cartas de um baralho tradicional. Elas devem ser somadas ou subtraídas, conforme a orientação do professor. Quem tiver o maior resultado ganha a carta do colega. Vence o jogo quem tiver mais pontos, somados no final da competição.

Atrás da Orelha

O jogo tem dois jogadores e um juiz. Os jogadores retiram uma carta do baralho, sem ver qual é o seu número. A carta deve ser colocada atrás da orelha para que apenas o outro jogador veja seu número. Cabe ao juiz dizer qual o resultado da soma ou da subtração das duas cartas. Para vencer, o jogador vê a carta do colega e precisa raciocinar para descobrir qual é a sua.

Poliminó 

É uma espécie de quebra-cabeça formado por várias figuras geométricas, criadas á partir de monominós, que são unidades-padrão. Para montar o poliminó, o aluno precisa pensar no conceito de área
e perímetro de uma figura plana.

Torre de Hanói

Jogo milenar que utiliza um tabuleiro de madeira, com pequenas torres e aros de diversos tamanhos. Para vencer o desafio - que pode ser o tempo gasto para colocar aros em determina ordem nas torres - o aluno faz estimativas e raciocina sobre múltiplos, potências e equações.O jogo serve também para organizar o pensamento.

Policubos

O jogo é semelhante ao poliminó, mas o quebra-cabeça é uma espécie de cubo. Nesse jogo, o aluno estuda o volume das figuras.

Corrida Algébrica

Na corrida algébrica, o aluno vai avançar com seu pino no tabuleiro depois de descobrir qual é o resultado de uma equação. O próprio aluno pode escolher que valor deseja atribuir á variável,de forma a conseguir o resultado maior.

Tangran

O jogo tem várias peças, com tamanhos variados. O aluno estuda área, polígono, perímetro e até frações.

Jogo da Estrela

Cada aluno retira um número positivo ou negativo do tabuleiro. Vence quem obter o maior resultado, depois de fazer a soma dos números escolhidos. Nesse jogo, os estudantes aprendem a soma dos números negativos e positivos, ordem e conceito de oposto


10 Maneiras Sensatas e Efetivas de ensinar Matemática

Aprendendo com Jogos - Vamos Jogar!


Se bem escolhidos, no computador ou não, jogos podem ser excelentes meios educacionais...

Jogos do tipo tabuleiro.



  • Acredite ou não, estes brinquedos populares possuem uma grande capacidade, na maioria das vezes ignoradas por todos, de ensinar matemática às crianças.
  • Jogos básicos do tipo labirintos e explorações de subterrâneos e cavernas com tesouros escondidos, ensinam as crianças os conceitos de sequência e contagem.
  • Jogos mais complexos, tais como Banco Imobiliário, ensina uma matemática mais avançada, gerenciamento de dinheiro e valores.
  • Jogos como Jogo da velha, Damas e Xadrez,ensinam estratégia e lógica.


Jogos de Cartas.



  • Jogos básicos como Peixe ensinam às crianças pequenas, o reconhecimento dos números.
  • Jogos mais complexos como, Batalha, ajudam a construir as bases primárias e ensinam sequência, definição e uso de valores e estratégia.


Quebra-Cabeças.



  • Quebra-cabeças de figuras recortadas é uma excelente ferramenta para ensinar e desenvolver a habilidade matemática.
  • Os quebra-cabeças básicos ensinam raciocínio espacial, enquanto que outros mais elaborados, ensinam formas e tamanhos. As Crianças também usam habilidades como, sequência e ordenação para agrupar as peças do quebra-cabeças.


Blocos de Construção.



  • Não importa se as crianças estão usando blocos planos de papelão ou madeira, ou legos, construir estruturas coerentes e lógicas, exige matemática básica e habilidades de engenharia.
  • As crianças usam; tamanho, forma e sequência para dar vida e expressão as suas criações.
  • Através do método de tentativa e erro eles aprendem qual a melhor técnica a ser usada e qual a que funciona.


      EXERCÍCIOS



       Aluno(a): ___________________________________________ Data: ____/____/____
      1) Resolva os problemas:
      a) Pedro tem R$ 149,00, comprou um sapato por R$ 25,00 e uma calça por R$ 23,00.
         Quanto Pedro gastou em suas         Quanto sobrou de dinheiro para
      compras?                                                           Pedro?





      Resposta:  ________________________      Resposta:  ________________________
      b) Gabriel tinha R$ 98,00.  Gastou R$ 19,00  . Com quanto ficou?                                                       





      Resposta: _________________________________________________________________       
       c) Num jogo de futebol entre  Flamengo   e São Paulo, havia 900 torcedores.     Se
          186 torcedores eram do Flamengo, quantos torcedores eram do São Paulo?





      Resposta: _______________________________________________________________



      d) Em uma semana há 7 dias.
        Quantas semanas completas há em 90 dias?      Quantos dias restam?





      Resposta:  ______________________________     Resposta:  _________________________ 

      2. Encontre o triplo de:
      a)   60 -  _________________________              e)  248 -  _________________________
      b)   100 - _________________________            f)  572 -  _________________________
      c)   72  -  _________________________            g)  980 -  _________________________
      d)   864 - _________________________             h) 753 -  _________________________

      3. Escreva como se lê esse numeral:
      a) 793 -  ________________________________________________________________
      b) 1.000- _______________________________________________________________
      c) 871 -  ________________________________________________________________
      d) 982 -  ________________________________________________________________
      e) 584 -  ________________________________________________________________

      4. Calcule e escreva os números que representam as quantidades abaixo:
      a) 1.000 + 600 + 80 + 2 =  ____________________________________
      b) 1.000 +  90 + 9 =  _________________________________________
      c) 1.000 + 900 + 5 =  _______________________________________
      d) 1.000 + 7 =  ______________________________________
      e) 1.000 + 50 =  _____________________________________
      5.   Escreva e desenhe o que podemos comprar em quilos.

      6. Faça a decomposição destes números completando o quadro das velocidades obtidas por alguns móveis.

      MÓVEL
      VELOCIDADE
      DECOMPOSIÇÃO
      Automóvel
      110
      ____ centenas, ____ dezena e ____ unidades.
      Skate
      26
      ____ centenas, ___ dezenas e ____ unidades.
      Bicicleta
      40
      ____ centenas, ____ dezenas e ____ unidades.
      Fórmula 1
      268
      ____ centenas, ____ dezenas e ____ unidades.
      7-ESSES SÃO OS TIJOLOS DE UMA PAREDE  QUE PRÁTICO USOU NA SUA CASA DE TIJOLOS. COMPLETE A TABELA ABAIXO COM OS NÚMEROS QUE FALTAM:        

      201
      202
      203
      204
      205
      206
      207
      208
      209

      211
      212
      213
      214
      215
      216
      217
      218

      220

      222
      223
      224
      225
      226
      227
      228
      229
      230
      231
      232
      233
      234
      235
      236

      238
      239
      240
      241
      242
      243
      244
      245
      246
      247
      248
      249
      250
      251
      252
      253
      254

      256
      257
      258
      259
      260
      261
      262
      263
      264
      265
      266
      267

      269

      271
      272
      273
      274
      275
      276
      277
      278

      280
      281
      282
      283
      284
      285
      286
      287
      288
      289
      290
      291
      292
      293
      294
      295
      296
      297
      298


      8-OBSERVE A TABELA DA QUESTÃO ANTERIOR E DESCUBRA OS NÚMEROS DE ACORDO COM AS PISTAS:                                                                             

      A) VENHO 10 NÚMEROS DEPOIS DO 240. SOU O ____________________________.

      B) VENHO LOGO ANTES DO 265. SOU O ___________________________________.

      C) ESTOU ENTRE O 290 E O 292. SOU O ____________________________________.

      D) VENHO 7 NÚMEROS ANTES DO 219. SOU O ______________________________.

      E) SOU UM NÚMERO PAR E ESTOU ENTRE OS NÚMEROS 225 E 228. SOU O _________.






      Exercícios de Psicomotricidade  para trabalhar Esquema Corporal 


      Conhecimento intuitivo imediato que a criança tem do próprio corpo, conhecimento capaz de gerar as possibilidades de atuação da criança sobre as partes do seu corpo, sobre o mundo exterior e sobre os objetos que a cercam.
       

      Exercício 1
       : Reconhecendo as partes essenciais do corpo - O
      profissional diz os nomes das seguintes partes do corpo: cabeça,
      peito, barriga, braços, pernas, pés, explorando uma parte por vez. A
      criança mostra em si mesma a parte mencionada pelo profissional,
      respeitando o nome que designa. Primeiramente o trabalho deverá
      ser realizado de olhos abertos, e a seguir de olhos fechados.
      Olhos abertos: Aprendizado.
      Olhos fechados: Quando dominar as partes do corpo.



      Exercício 2:
       A criança deverá reconhecer também as partes do rosto: nariz, olhos, boca, queixo, sombrancelhas, cílios, trabalhar
      também com os dedos com a mão apoiada sobre a mesa a criança
      deverá apresentar o pulso, o dedo maior e o dedo menor, os nomes
      dos dedos são ensinados a criança pedindo que ela levante um a um
      dizendo os respectivos nomes dos dedos.
      Exercício 3: Trabalhar com os olhos - Em pé ou sentado a criança
      acompanha com os olhos sem mexer a cabeça, a trajetória de um
      objeto que se desloca no espaço.
      Exercício 4: Sentir os rins - Deitada com as pernas estendidas e as
      mãos sobre os rins a criança dobra os joelhos e encosta-os no peito.
      Comentar com a criança que a parte do corpo que se apoia com força sobre suas mãos chama-se rins.
      Exercício 5: Automatizando a noção de direita e esquerda
      Conhecendo a direita e a esquerda do próprio corpo mostrar a criança qual é a sua mão direita e qual é a sua mão esquerda. Dominando este conceito, realizar o exercício em etapas:
      - fechar com força a mão direita;
      - depois a esquerda;
      - Levantar o braço direito;
      - depois o esquerdo;
      - bater o pé esquerdo;
      - depois o direito;
      - mostrar o olho direito;
      - depois o esquerdo;
      - mostrar a orelha direita;
      - depois a esquerda;
      - levantar a perna esquerda;
      - depois a direita.
      Trabalhar com os olhos abertos, e quando a criança estiver
      dominando o exercício trabalhar com os olhos fechados.
      Exercício 6: Localizando elementos na sala de aula. A criança deverá dizer de que lado está a porta, a janela, a mesa da sala de aula, etc. em relação a si mesma. Durante a realização do exercício, não deixar a criança cruzar os braços, pois isso dificulta sua orientação espacial.


      COORDENAÇÃO ÓCULO-MANUAL


      A finalidade dos exercícios de coordenação óculo-manual têm como finalidade o domínio do campo visual, associada a  motricidade fina das mãos.
      Exercício - Realizar este jogo em duas etapas:
      A criança bate a bola no chão, apanhando-a inicialmente com as duas mãos, e depois ora com a mão direita, ora com a mão esquerda. No início a criança deverá trabalhar livremente. Numa segunda etapa o professor determinará previamente com qual das mãos a criança deverá apanhar a bola.
      A criança joga a bola para o alto com as duas mãos, apanhando-a
      com as duas mãos também. Em seguida, joga a bola para o alto com uma só mão, apanhando-a com uma só mão também.
      Variar o uso das mãos. Ora com a direita ora com a esquerda.
      Jogo de Pontaria no Chão - Desenhar um círculo no chão ou utilizar
      um arco. As crianças deverão jogar a bola dentro do círculo. Aumentar gradativametne a distância. Variar jogando a bola na frente, atrás, do lado esquerdo, do lado direito do círculo.


      COORDENAÇÃO DINÂMICA GERAL


      Estes exercícios possuem a função de equilíbrio que é a base
      essencial da coordenação dinâmica geral que possuem a finalidade
      de melhorar o comando nervoso, a precisão motora e o controle
      global dos deslocamentos do corpo no tempo e no espaço.
      Constituem-se de exercícios de marchas e saltos. Apresentamos
      exercícios em que a criança a nível de experiências vividas, manipula conceitos espaciais importantes para o seu preparo para a
      alfabetização.
       
      Os conceitos espaciais: direita, esquerda, atrás, na frente, entre,
      perto, longe, maior, menor; são vivenciados através de movimentos
      específicos. A partir daí propomos exercícios com maior intensidade.
      Se coloca a medição de um raciocínio, de uma reflexão sobre os
      dados vivenciados no primeiro nível. Dessa forma permite a criança
      passar para a etapa de estruturação temporal requerida para o
      aprendizado da leitura e da escrita.

      Exercício: Andando, saltando e equilibrando-se.
      1. Andando de cabeça erguida
      A criança anda com um objeto sobre a cabeça ( pode ser um livro de capa dura). Dominada esta etapa a criança para, levanta uma perna formando um angulo de noventa graus e coloca-se lentamente no chão. O mesmo trabalho deverá ser feito com a outra perna.
      2. Quem alcança ?
      O professor segura um objeto a uma determinada altura (pode ser um lápis, uma bola ) a criança deverá saltar para alcança-lo . Inicialmente fazer o exercício em pé, depois de cócoras.


      MOTRICIDADE FINA DAS MÃOS E DOS DEDOS


      Os exercícios de motricidade fina são muito importantes para a
      criança, na medida em que educam é gesto requerido para a escrita,
      evitando a apreensão e a prisão inadequados que tanto prejudicam o
      grafismo, tornando o ato de escrever uma experiência aversiva a
      criança.


      CUIDANDO DAS MÃOS


      Exercício de Motricidade Fina :


      Trabalhando só com os braços - Este exercício tem como objetivo
      desenvolver a independência segmentar do braço em relação ao
      tronco, o que beneficia e facilita o trabalho da mão no ato de
      escrever. Apresentamos uma série de gráficos (traçados) que o
      professor deverá reproduzir em tamanho grande no quadro de giz ou programá-los em cartões. As crianças por sua vez deverão reproduzílos com gestos executados no ar.


      AMASSANDO A MASSA


      Fazendo Bolas de Massa - O professor distribui a classe bolas de
      massa de tamanhos variados (usar massa para modelar) sentada,
      com o cotovelo apoiado sobre a carteira, a mão para o alto, a criança aperta as bolas de massa com força, amassando-as. Orientar a criança para que trabalhe com dois dedos por vez. Trabalhar primeiro uma das mãos, depois com a outra e, finalmente, com as duas juntas.
      Fazendo as bolas de massa - Realizar o mesmo trabalho do exercício anterior, neste caso, porém a massa é apresentada em forma de disco, com a qual a criança deverá fazer uma bola.


      ORGANIZAÇÃO E ESTRUTURAÇÃO TEMPORAL


      Esse mediador trabalha com noções importantes para o aprendizado da escrita e particularmente da leitura, favorecem o desenvolvimento da atuação da memória. A estruturação temporal fornecerá as possibilidades de alfabetizar-se.
      Exercício: Reproduzindo ritmos com as mãos. O professor executa um determinado ritmo, seguindo algumas estruturas rítmicas (.. ... ...) por exemplo, batendo a mão sobre a carteira, durante um certo tempo, a criança apenas escuta, depois reproduz o rítmico executado pelo professor, batendo a mão sobre a carteira também. Variar o ritmo.
       
      Lento, normal e rápido.
      Fazer o exercício inicialmente com os olhos abertos e em seguida, de olhos fechados.


      Todas as informações relacionadas à Psicomotricidade contidas nas
      páginas seguintes fazem parte de uma pesquisa realizada por
      Alexssandra Godoy, Ronaldo de Oliveira Pierre, Fabiana Lopes
      Monteiro, Eliana Stodolnik dos Santos, Adriana Madalena dos Santos e
      Andréia Costa, em 1996, então alunos do 4º semestre do curso de
      Psicologia na Universidade Guarulhos.

      FONTE:
       http://www.geocities.com/psicoweb/psicomotr11.html

      Leia o ríquíssimo e completo texto em  Exercícios de Psicomotricidade  para trabalhar Esquema Corporal
      http://www.4shared.com/office/lXPB6gVi/Atividades-de-Psicomotricidade.html
      https://blogger.googleusercontent.com/tracker/7499033798824944616-821023624498658147?l=gibarbosa1.blogspot.com











      Nenhum comentário:

      Postar um comentário