OS TRÊS PORQUINHOS
LEITURA DE HISTÓRIAS
Ø Ano:
3º ano.
Ø Tempo
estimado: Uma semana ou mais.
Ø OBJETIVOS:
*
Estimular a criatividade, sensibilidade, curiosidade e imaginação;
* Promover o hábito da leitura;*Estimular a linguagem oral;
*Promover a socialização;
*Desenvolver o pensamento reflexivo;
*Trabalhar a coordenação motora, atenção e raciocínio.
• Qual é o nome da história?
• Quais são os personagens desta história?
• Onde a história se passa?
• Qual foi o porquinho que mais trabalhou na construção da sua casa?
• Explicar às crianças que para construir uma casa, primeiro fazemos um desenho dela. Esse desenho recebe o nome de “planta baixa” ou “projeto” (levar um exemplo para a sala de aula). Depois pedir para as crianças usarem a imaginação e tentar desenhar uma planta baixa de alguma das casas dos três porquinhos.
• Qual é o nome da rua onde você mora?
• Qual é o nome do seu bairro?
• Em que lugar da casa você mais gosta de ficar?
• Na historinha Os três Porquinhos, foram eles que construíram suas casas. E a sua casa você sabe quem construiu?
• Que nome damos às pessoas que constroem as casas?
Recursos
Avaliação
Ø DESENVOLVIMENTO:
Ø
Preparar o ambiente para contar a história. • Começar, então, a contar a história Os Três Porquinhos. –
Trazendo para a sala de aula uma história onde as casas não eram tortas, mas
foram feitas de maneiras diferentes... Conforme vai contando vão surgindo o
personagens e as casas.
Ø
Conversar sobre a história: Propor o reconto oral da história através das perguntas:
Ø
Recontar a história: Após escolher alguns alunos para lerem e
manusearem os fantoches.
Ø
Caçando letrinhas: Espalhar o alfabeto
móvel no meio da rodinha, para as crianças montarem frases relacionadas a história .
Coleta de dados: Os alunos trarão novas
versões da história dos três porquinhos, após confeccionarão fantoches de varetas e
contarão para os demais colegas.
Ø
O construtor
Ø
Onde moro?Na história Os Três Porquinhos, vimos onde eles moram e como é a
casa deles. Agora vamos falar um pouco de você. Responda junto à sua família as
seguintes perguntas:
Ø
Produção textual:os alunos irão
reproduzir o texto que mais gostou da história “ Três porquinhos”.
Ø
Livro
de história;
Ø
Letras de EVA;
Ø
Folha sulfite;
Ø
Lápis
de cor.
Ø
Fantoches
de EVA
Ø
Casas
feito de sucata e EVA
Deverá acontecer de forma contínua, com processo de intervenção
para que as atividades possam alcançar o maior número de objetivos propostos e
o maior número de alunos. Discutir com os alunos a importância da leitura
fluente e sua real necessidade no processo de aprendizagem. Também será usada
para orientar e reorientar a prática pedagógica dentro das atividades
propostas, colocando-se a serviço das possíveis lacunas das aprendizagens dos
alunos.
BILHETE
O LOBO, CANSADO DE SOPRAR, RESOLVEU ARMAR UMA CILADA DIFERENTE PARA OS TRÊS PORQUINHOS. MANDOU UM BILHETE PARA ELES, QUE DIZIA:
QUERIDOS PORQUINHOS,
ESTOU CANSADO DE TANTA BRIGA, POR ISSO PENSEI EM FAZER UM BANQUETE EM SINAL DE AMIZADE. SERÁ HOJE, À NOITE, EM MINHA CASA.
ESPERO ANSIOSO POR VOCÊS.
UM ABRAÇO CALOROSO DE SEU AMIGO.
ASS. LOBO.
OS PORQUINHOS DESCONFIADOS, RESOLVERAM NÃO IR, POIS SENTIRAM QUE HAVIA ALGO DE MUITO ESTRANHO.
COMO SÃO EDUCADOS, PENSARAM EM RESPONDER O BILHETE. AJUDE-OS A ESCREVER EXPLICANDO O MOTIVO DA AUSÊNCIA.
O LOBO, CANSADO DE SOPRAR, RESOLVEU ARMAR UMA CILADA DIFERENTE PARA OS TRÊS PORQUINHOS. MANDOU UM BILHETE PARA ELES, QUE DIZIA:
QUERIDOS PORQUINHOS,
ESTOU CANSADO DE TANTA BRIGA, POR ISSO PENSEI EM FAZER UM BANQUETE EM SINAL DE AMIZADE. SERÁ HOJE, À NOITE, EM MINHA CASA.
ESPERO ANSIOSO POR VOCÊS.
UM ABRAÇO CALOROSO DE SEU AMIGO.
ASS. LOBO.
OS PORQUINHOS DESCONFIADOS, RESOLVERAM NÃO IR, POIS SENTIRAM QUE HAVIA ALGO DE MUITO ESTRANHO.
COMO SÃO EDUCADOS, PENSARAM EM RESPONDER O BILHETE. AJUDE-OS A ESCREVER EXPLICANDO O MOTIVO DA AUSÊNCIA.
_________________________________________________
_________________________________________________
_________________________________________________
_________________________________________________
BILHETE II
QUANDO OS PORQUINHOS ENTRARAM NA CASA DO PORQUINHO PRÁTICO O
LOBO VIU E MANDOU UM BILHETE
POR BAIXO DA
PORTA.VAMOS LÊ-LO:
EU SEI QUE VOCÊS
ESTÃO DENTRO DA CASA,SE VOCÊS NÃO ABRIREM A PORTA EU VOU SOPRAR E BUFAR ATÉ DERRUBAR A CASA.
CUIDADO!
LOBO
MALVADO.
26-05-2012
OS PORQUINHOS PRECISAM RESPONDER O BILHETE E NECESSITAM DA SUA AJUDA :
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
BILHETE III
1-LEIA O
BILHETINHO QUE PRÁTICO RECEBEU.
IRMÃO PRÁTICO
ESTAMOS COM MUITO MEDO!
O LOBO PASSOU POR AQUI E NOSSAS CASINHAS CAÍRAM.
TERÇA-FEIRA MUDAREMOS
PARA SUA CASA.
ATÉ LOGO.
HEITOR E
CÍCERO
26-05-2012
|
2-QUEM
MANDOU O BILHETE?
_______________________________________________________________________________________
3-QUAL FOI A
MENSAGEM?
( )
NÓS MUDAREMOS NA TERÇA-FEIRA PARA SUA CASA.
( ) NÓS MUDAREMOS PARA A CASA DA MAMÃE.
4-QUAL FOI A
DESPEDIDA FEITA NO BILHETE?
( ) VOLTE LOGO.
( ) ATÉ LOGO.
( ) LOGO CHEGAREMOS.
5- QUEM
RECEBEU O BILHETE?
______________________________________________________________________________________
6-QUAL A
DATA QUE O BILHETE FOI MANDADO?
_______________________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário